Agricultores familiares comemoram aumento na produção

O 1º aniversário da Feira da Agricultura realizada no município de São Paulo de Olivença foi comemorado em grande estilo. E os motivos foram muitos: aumento na produção e na comercialização de produtos oriundos da agricultura familiar. O crescimento foi observado por meio de um levantamento feito pelo Idam, um dos maiores idealizadores da Feira que reúne todos os sábados mais de 40 expositores de frutas, verduras, hortaliças e farinha de mandioca. A ação tem o apoio da prefeitura, que além de ceder o espaço, também colabora com a logística. Só para se ter uma ideia, hoje o município já produz 40 toneladas de farinha por ano. A banana, que é um dos principais atrativos do local, é produzida em quantidade superior a mil cachos/ano. O pescado também não deixa a desejar. A maior vantagem da Feira da Agricultura é que o produtor comercializa a produção diretamente para o consumidor e não mais para os atravessadores como acontecia anteriormente. Os preços são acessíveis e garantem uma melhor renda para o agricultor e família. A feira funciona em um espaço localizado no centro da cidade. Ela iniciou há um ano com um grupo de apenas 08 agricultores. Segundo o presidente do Idam, Edimar Vizolli, o apoio que o governo do Estado vem dando para o setor primáriocontribui para um maior estímulo dos agricultores que recebem do Instituto orientações, assistência técnicae o apoio que necessitam para obter sucesso na produção. E em São Paulo de Olivença os resultados são observados com a exposição de alimentos de ótima qualidade e que conseguem atrair uma grande parte de consumidores. A festa de aniversário reuniu centenas de moradores, entre agricultores, consumidores, técnicos e autoridades locais (prefeito, vice-prefeito) e representantes de Associações de Produtores que puderam conferir de perto o sucesso da produção de alimentos e das vendas. Na ocasião, o Idam fez o sorteio de kits de ferramentas, garrafas térmicas, jogos de copos, pratos e motor rabeta aos feirantes e ao público em geral. “Com esta ação o Idam está incentivando e valorizando, cada vez mais, o setor primário do nosso município, contribuindo com a geração de emprego e renda”, disse o gerente do Idam, Sérgio Froés.