Agricultores assistidos pelo Idam são beneficiados com ação de crédito

Na ação de crédito desenvolvida pelo Governo do Estado no município de São Paulo de Olivença (distante 982 km de Manaus) foram beneficiados 62 agricultores, entre pescadores e seringueiros. No total, foram financiados R$ 226.792,01 do Pronaf/Banco da Amazônia e da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), por meio da Unidade Local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam).
Na lista dos beneficiados está o agricultor Adamor Pereira, um dos maiores produtores de mandioca atendidos pelo Idam. Ele foi contemplado com financiamento de R$ 4 mil para investir em dois hectares de plantio.
O agricultor Eder Serpa Lucas, da comunidade Bom Jesus, rio Solimões, obteve o financiamento de uma roçadeira para auxiliá-lo nos serviços desenvolvidos no meio rural. Foram disponibilizados, ainda, 9.600 kits sangrias, uma forma que o Idam encontrou de fazer com que os seringueiros retomem as atividades de extração do látex. Elevação da autoestima – Segundo o presidente da Associação Agroextrativista de São Paulo de Olivença, Jorge Santana, a iniciativa, em resgatar e incentivar a extração da borracha é de grande importância para o município, principalmente por conta das facilidades oferecidas pelo Governo do Estado em prol do desenvolvimento do agricultor familiar.
“Essa iniciativa eleva a autoestima dos nossos agricultores e contribui ainda para a geração de emprego, renda e fixação do homem no campo", disse Jorge Santana.
A ação de crédito foi feita em parceria com a prefeitura de São Paulo de Olivença, que tem apoiado os agricultores locais. A assistência técnica oferecida pelo Idam tem contribuído para o incentivo e a diversificação da produção. Parte dos produtos tem destino certo, e é destinada a merenda escolar.
Segundo o gerente do Idam, Sérgio Fróes, a meta é que, ainda neste ano, haja um aumento no número de agricultores atendidos com a compra da produção. É que está sendo implantado o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) operacionalizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que pretende beneficiar diretamente mais de 1.500 famílias.