Governo investe no combate a queimadas e controle do desmatamento.

Por meio de ações educativas o governo do Estado, com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (SDS), Idam, Corpo de Bombeiros e a parceria da Prefeitura Municipal, realizou esta semana em Rio Preto da Eva, atividades voltadas para o combate a queimadas e controle do desmatamento no município.
Uma dessas ações ocorreu na quinta, 14, com a realização de uma reunião com as lideranças rurais. A reunião contou com a presença de representantes da Prefeitura Municipal, do gerente e dos técnicos da Unloc do Idam, e do representante da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (SDS), Rodrigo Freire. O evento teve como propósito discutir alternativas para a diminuição do desmatamento ilegal no município, por meio da adoção de práticas de baixo impacto ao meio ambiente.
Ao final do evento ficou acordado a realização de mais três reuniões, em outras vicinais do município. Segundo o gerente da Unloc de Rio Preto, José Maria Frade, essas reuniões tem como objetivo esclarecer aos agricultores familiares a importância da adoção de práticas que visem o controle do desmatamento ilegal. Paralelo a essas reuniões foi realizado no município, nos dias 13, 14 e 15, um treinamento de brigadista para combate a incêndios rurais ministrado pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Amazonas. O curso que capacitou 20 guardas municipais por meio de técnicas de controle e combate a incêndios rurais, tem por objetivo prevenir e controlar possíveis focos de fogo. O município foi escolhido por estar incluído na região metropolitana e apresentar registros onde a pressão do fogo é intensa.