Ipixuna: Ação de Crédito vai beneficiar agricultores

A ação de crédito promovida pelo governo do Estado, por meio daUnidade Local do Idam/Ipixuna, em parceria com o governo federal, vai acontecer no próximo dia 23, sábado. E vai beneficiar setenta e três famílias de agricultores familiarescom oPrograma Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – Pronaf. Um montante de R$ 180.820,00 será financiado pela agência do Banco da Amazônia do município de Cruzeiro do Sul. Entre as propostas contempladas constam 03 referentes ao Pronaf/Agricultura Familiar, no valor de 47.969,99 (quarenta e sete mil novecentos e sessenta e noventa e noventa e nove centavos) e, 120 propostas de Pronaf/B, equivalente a 140.000,00(cento e quarenta mil reais). Na lista dos beneficiados estão os agricultores da comunidade Pernambuco, que cultivam cana-de-açúcar, para a produção de açúcar mascavo e, também, mandioca, utilizada para a fabricação de farinha. A ação de crédito terá a participação do gerente de crédito do Banco da Amazônia, João Rodrigues da Silva Filho, representantes da Prefeitura, secretário municipal de produção, Antonio da Conceição da Rocha e equipe da Unidade Local do Idam, além dos comunitários e agricultores familiares. O Pronaf financia projetos individuais ou coletivos, que gerem renda aos agricultores familiares e assentados da reforma agrária. O programa possui as mais baixas taxas de juros dos financiamentos rurais, além das menores taxas de inadimplência entre os sistemas de crédito do País. O agricultor deve estar com o CPF regularizado e livre de dívidas. As condições de acesso ao Crédito Pronaf, formas de pagamento e taxas de juros correspondentes a cada linha são definidas, anualmente, a cada Plano Safra da Agricultura Familiar, divulgado entre os meses de junho e julho. A expectativa, segundo o gerente do Idam, Luciano Pinheiro, o dinheiro financiado ajudará muito os agricultores, principalmente, no que se refere a melhoria do padrão de vida, uma vez que eles irão investir no setor primário, buscando um desenvolvimento econômico e social de suas famílias e, ainda, com o objetivo de melhorar o atendimento aos consumidores, com uma maior e melhor produção.