Lábrea: Idam orienta agricultores para recuperação de áreas degradadas

Com o objetivo de evitar a degradação de novas áreas, a Unidade Local do Idam/Lábrea está fazendo um trabalho de orientação e controle junto aos agricultores familiares da comunidade capihã. O manejo do solo foi uma das alternativas encontradas pelos técnicos, como forma de impedir que árvores sejam derrubadas para novos plantios. Para o agricultor Raimundo Gonzaga, a ação do Idam é de grande importância, já que as áreas onde antes estavam invadidas pelo “capim furão” agora estão sendo mecanizadas e novamente aproveitadas com o cultivo de mandioca e outras culturas. Segundo o gerente do Idam, Francisco Eduardo, em torno da comunidade, existe atualmente uma área de aproximadamente 35,0 ha, que desde o ano de 2006, não vem sendo trabalhada pelos agricultores, devido a infestação pelo “furão”. Essa variedade de capim torna-se muito comum em áreas abertas. A propagação é feita por meio das raízes que se expandem pelo subsolo ou da própria semente, transportadas de uma área para outra, através do vento. De acordo com o gerente, a atividade de mecanização, vem possibilitando que o “furão” seja arrancado e triturado, incorporando-o novamente no solo. “Isso possibilita que ele seja transformado em um composto orgânico em beneficio das culturas trabalhadas”, reforçou. A comunidade do capihã está localizada no ramal do tauaruhã, numa distância de aproximadamente 3,0 km da sede do município, onde residem 32 famílias de agricultores tradicionais no cultivo da mandioca, matéria-prima da fabricação de farinha amarela.