Incentivo eleva autoestima e ajuda na comercialização de produtos agrícolas

Uma parceria entre o governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas – Idam e a Prefeitura de Tefé vai garantir a comercialização de produtos de trinta e um agricultores familiares do município. Produtos como a banana, macaxeira, cará, abacaxi, tapioca e farinha estarão incluídos a partir de segunda-feira, 03 na merenda dos estudantes da rede municipal, graças ao Programa de Regionalização da Merenda Escolar de Tefé, que começa a ser colocado em prática. Segundo o gerente Sidney Souza de Araújo, a iniciativa do poder público municipal em regionalizar a merenda escolar, através da comercialização dos produtos agrícolas da região, irá valorizar os agricultores e incentivá-los a produzirem muitos mais, e de maneira diversificada. Para a secretária municipal de produção e abastecimento, Josianne Campos Pedrosa, é mais um mercado que o município terá para ajudar na comercialização dos produtos agrícolas dos agricultores familiares. “Já temos a Companhia Nacional de Abastecimento – Conab, com compras e doação simultânea e, agora, essa iniciativa que tem a preocupação de valorizar os nossos agricultores, diversificar e melhorar a qualidade da merenda, além de evitar a evasão escolar”, disse ela, reforçando que a parceria com o governador do Estado vai, também, proporcionar geração de renda no setor primário e garantir melhor qualidade de vida aos nossos alunos da rede pública municipal. O Programa é uma exigência do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, que estabelece que os recursos enviados ao município, 30% deve ser gasto com a compra de produtos regionais. Numa reunião realizada ontem, 29, foram definidos prazos, metas e garantias do Programa. O evento teve a participação do gerente da Unidade Local do Idam, Sidney Souza, e representantes da Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento – Sempa, Secretaria Municipal de Educação – Semed e agricultores envolvidos no processo.