Unloc de São Gabriel realiza ações que beneficiam os agricultores familiares

No último dia 24, a Unidade Local (Unloc) do Idam de São Gabriel da Cachoeira participou de uma assembléia promovida pela Associação das Comunidades Indígenas do baixo Rio Negro (ACIBRN). Na ocasião, a equipe do Idam apresentou aos participantes a missão da instituição, bem como o plano de metas para o período de 2011 a 2014, no qual foram abordados os seguintes assuntos: linhas de financiamentos e programas federais como PAA, merenda escolar e estadual como o Fundo de Promoção social. Ao o final do evento foram elaborados vários encaminhamentos pela associação, no qual o Idam atuará como parceiro dessas propostas.
Ainda no dia 24, a Unidade Local (Unloc) inaugurou na comunidade São Jorge uma casa de farinha comunitária construída em parceria com a Prefeitura Municipal.A ação teve como objetivo melhorar a qualidade dos produtos oriundos da mandioca e possibilitar a geração de renda na comunidade. No total dez famílias das etnias Tucana e Curipaco foram beneficiados com o empreendimento. Representantes da Secretaria municipal de produção e Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN) acompanhou a assembléia e na inauguração da casa de farinha.
Segundo o gerente da Unloc, Tadeu Veloso Pacheco, o trabalho desenvolvido pelo Idam nas comunidades de São Gabriel demonstra o compromisso da instituição com o fortalecimento da produção agrícola ecom amelhoria da qualidade de vida das famílias agricultoras.