Novo Remanso realiza curso sobre Sistemas Orgânicos de Produção

A Unidade Local (Unloc) de Novo Remanso realizou nesta segunda-feira, 3 ,curso sobreSistemas Orgânicos de Produção na comunidade Menino Jesus. A atividade teve como objetivo capacitar agricultores familiares sobre métodos de produção orgânica, possibilitando, deste modo, que a produção agrícola do Distrito de Novo Remanso atenda as demandas existentes no mercado. O evento contou com a participação de quinze agricultores familiares.
Composto por aulas práticas e teóricas, o curso ministrado pelo engenheiro agrônomo Givanildo do Carmo e o técnico Rudison Assis, teve como metodologia de ensino a utilização de material impresso, como folders, cartilhas e apostilas sobre o asusnto, bem como recursos audiovisuais, com a apresentação em data-show. Dentre os assuntos abordados durante as aulas teóricas e práticas estavam: a utilização de compostos agrícolas, fertilização em solo, uso de inseticidas orgânicos, adubação verde, preparo do solo e técnicas de comercialização dos produtos.
Durante as aulas práticas foram realizadas excursões a propriedades que adotam a utilização de sistemas orgânicos no processo de produção agrícola. Na propriedade do Sr. Aristides Farias, localizada no Ramal do Macaco Cego, onde é cultivado o cheiro-verde, os participantes puderam ver de perto os métodos e técnicas de cultivo orgânico adotados. A produção de pimentão por meio da plasticultura e o cultivo do pepino também foram conhecidos pelos participantes ao visitarem propriedades voltadas para a produção orgânica dessas culturas. Segundo a gerente da Unloc, Michele Duarte, o curso possibilitou aos agricultores familiares um maior contatocom os assuntos que se referem a adoção de métodos e recursos orgânicos no processo de produção agrícola. Ainda segundo a gerente, o mercado está cada vez mais voltado para a questão dos orgânicos, sendo importante que os agricultores familiares estejam atentos a essas novas demandas, adotando, desta forma, em sua produção, recursos e técnicas que tenham como base materiais e práticas orgânicas e sustentáveis.