Fortelecimento da Cacauicultura é tema de reunião em Urucurituba

A Unidade Local (Unloc) do Idam de Urucurituba promoveu em sua sede uma reunião com representantes da Ceplac, Ads e Conab de Brasília e Manaus, além de produtores de cacau e o presidente da Associação dos Produtores Rurais do Baixo Urucurituba (APRUBU). O evento teve como objetivo rastrear os custos aplicados pelos cacauicultores junto à cadeia para a produção de uma tonelada de amêndoa de cacau de várzea.
Nesses custos foram levantadas informações sobre tratos culturais, colheita, quebra, fermentação, secagem e embalagem. Segundo o representante da Conab, o economista Bevenildo Fernandes Sousa BV, as informações que estão sendo copiladas se somarão a outros dados referentes à produção cacaueira da região. A Ceplac, representada pelo extensionista Afonso Rabelo, solicitou durante a reunião que os produtores se organizem em nível de associação para que juntos seja criada uma estratégia de comercialização da produção de amêndoa com venda direta, sem a interferência dos atravessadores. Segundo a representante da Ads, Dra. Maria de Jesus “a formalização da associação dos cacauicultores é o primeiro passo para que possamos trabalhar o processo da certificação”, afirmou ela.
As informações e dados repassados durante a reunião serão enviados ao Governo Federal para que, subsídios específicos para a cultura do cacau sejam criados, possibilitando, desta forma, a crescimento e fortalecimento da atividade no município.

O Idam apresentou aos participantes os serviços de assistência técnica prestados aos cacauicultores, dentre eles: o georreferenciamento de todas as propriedades com produção de cacau; realização de ações metodológicas como cursos, fomentos, palestras; bem como a aplicação de créditos e a promoção de atividades de assistência técnica e extensão rural (ater) para a associação certificada APRUBU.