Atividade de Citricultura ganha novo impulso no Amazonas

O Governo do Estado do Amazonas, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) visando o desenvolvimento do setor agropecuário e a melhoria da qualidade de vida do agricultor e seus familiares, estão realizando simultaneamente no período de 25 a 27 deste mês, três cursos voltados para as boas práticas agrícolas em citricultura. Estas ações fazem parte das metas programadas no Plano de Ação do GEOR (Gestão Orientada para Resultados) de Citros para este ano, e estão sendo realizadas pelas equipes das Unidades Locais (Unloc’s) do Idam.
Um dos cursos está sendo realizado no ramal do Paulista no município de Presidente Figueiredo pelo Engenheiro Agrônomo da Unloc de Manaus, Luiz Carlos do Herval Filho. O segundo, ministrado pelo engenheiro Agrônomo Osmar Linhares da Unloc de Rio Preto da Eva, está beneficiando os agricultores familiares da comunidade Santa Maria em Vila Rica de Caviana. O Terceiro curso está ocorrendo no ramal do laranjal no município de Manacapuru, sendo ministrado pelo engenheiro Agrônomo Favilla Gentil, da Unloc de Iranduba.
Outros dois cursos já estão programados. O primeiro será realizado no município de Iranduba, no o período de 09 a 11 de novembro. O segundo ocorrerá em Rio Preto da Eva, no ramal do Procópio, no período de 01 a 02 de dezembro. Cada um dos cursos terá carga horária de 24 horas, sendo dois dias de aula teórica e um dia de aula prática. Ao final desta rodada de capacitações, cerca de 100 agricultores familiares serão capacitados sobre as boas práticas agrícolas em citricultura por estes cinco cursos do Plano de Ação do GEOR. Destaca-se também que para o mês de novembro, está agendado o curso Atualização em Citricultura para técnicos do Idam. O evento que tem como objetivo nivelar os conhecimentos do extensionistas do Idam sobre a cultura de citrus, ocorrerá no auditório Sebrae-AM, onde serão ministradas as aulas teóricas previstas no curso. Em relação às aulas práticas, as mesmas serão realizadas em propriedades rurais que disponham de plantios conduzidos tecnicamente dentro dos padrões recomendados pelas boas práticas de produção. O curso será ministrado pela equipe de pesquisadores da Embrapa sobre Mandioca e Fruticultura/Bahia, e tem como objetivo principal nivelar o conhecimento dos extensionista do Instituto sobre a cultura de citros.
Segundo o gerente de apoio a produção vegetal do Dater/Idam, Pebro Benício, “esta capacitação é a concretização de um sonho de mais de dois anos. A evolução das pesquisas sobre a cultura de citros é muito dinâmica e precisamos dar condições para que os nossos técnicos tenham acesso ao que há de mais atual, para que possam atender com qualidade o nosso público alvo que é o agricultor familiar”, afirmou ele.
O Projeto GEOR O projeto GEOR, modelo de Gestão Orientada por Objetivos, é fruto da parceria entre diversas entidades ligadas ao setor agropecuário do Estado, entre elas: SEBRAE, IDAM, SEPROR, AMAZONCITROS e SENAR. No projeto, estão contempladas diversas ações e atividades voltadas para promoção das culturas da banana, açaí e citros no Estado do Amazonas, destacadamente na Região Metropolitana de Manaus. Em especial, os trabalhos voltados para a citricultura contemplam ações como: diagnóstico agronômico da cultura do citros, capacitação de técnicos e agricultores, participação em intercâmbios e seminários e apoio em feiras sobre a cultura.