Sistemas Orgânicos de Produção é tema de curso em Rio Preto da Eva

A Unidade Local (Unloc) de Rio Preto da Eva realizou no período de 25 a 27 de outubro, o curso “Agroecologia e Sistemas Orgânicos de Produção para Agricultores”. O público beneficiado compreendeu vinte e quatro agricultores familiares da Associação dos Produtores Rurais da Comunidade José Lindoso (Asprolin).
O curso foi ministrado pelos técnicos Mario Onu e Jamilson Laray, e teve como metodologia o desenvolvimento de aulas práticas e teóricas sobre a produção de alimentos orgânicos, bem como as técnicas e boas práticas de cultivo e pós-colheita dos alimentos. Conhecimentos sobre insumos orgânicos também foram repassados aos agricultores familiares durante o evento.
A Asprolin, até 2009, vivia da extração de carvão vegetal. No entanto, nesse mesmo ano, com a pressão ambiental e devido os mesmos não possuírem regularização fundiária, ficaram impedidos de produzir carvão por ausência de licenciamento. Neste momento, a Unloc de Rio Preto, por meio de cursos e incentivos a agricultura familiar, desenvolveu junto a esses agricultores as primeiras plantações de bananas e outras culturas. Hoje, a Asprolin já colheu de dezembro de 2010 a setembro de 2011, 380 toneladas de banana, melhorando, deste modo, a qualidade de vida dos agricultores, além de possibilitar que os memos saíssem da inadimplência, regularizando sua situação fundiária.