Controle do excesso de brotos na touceira é tema de curso em Borba

A Unidade Local de Borba realizou uma demonstração de método sobre o controle do excesso de brotos na touceira ( arranjo de grupos vegetais, ou seja, o desbaste que visa à eliminação do perfilhamento no cultivo da bananeir O evento foi realizado na propriedade do senhor cleidiney de castro Pantoja na comunidade Auará grande, pertencente ao Projeto Agroextrativista Maripiti/PAE-MARIPITI, localizada na margem direita do Rio Madeira-Alto e teve como objetivo, demonstrar aos agricultores os procedimentos recomendados para o controle do perfilhamento no cultivo da bananeira, bem como as ferramentas utilizadas neste processo. A demonstração de método contou com a participação de nove agricultores familiares,todos pertencentes ao assentamento.
Ministrado pelo engenheiro agrônomo Rosinei Sousa da Silva, sob o auxílio dotécnico em agropecuária, Antonio Murilo Pantoja Reis, a demonstração de método ocorreu em dois momentos: o primeiro compreendeu a explicação das ferramentas utilizada para o desbaste, também chamada de “lurdinha”. Em um segundo momento, ocorreu à prática propriamente dita, onde o demonstrador realizou todos os procedimentos do desbates. Em seguida os próprios agricultores participantes tiveram a oportunidade de exercitar as práticas aprendidas durante a aula teórica, como limpeza da touceira, retirado do excesso de bananeiras e da gema apical ou ponto de crescimento com auxílio da “lurdinha”. Além destas práticas, outras foram explicadas como capina, desfolha, corte do pseudocaule, eliminação do “coração” ou mangara.
Para o agricultor familiar e assentado Ricardo Teixeira Brasil, o conhecimento aprendido com a demonstração será colocado em prática em seu bananal. “É importante, para nós agricultores, que atividades como essa aconteçam, pois a partir do conhecimento repassado, podemos melhorar as condições de nossos cultivos”., afirmou ele.
Ao final do evento, o engenheiro agrônomo Rosinei Sousa da Silva enfatizou aos participantes a importância de se colocar em prática os métodos e técnicas adquiridas, visando, assim, a obtenção de melhores resultados no momento da colheita. Desbaste
É uma prática que consiste em manter a densidade ótima de plantas na área, impedindo a competição entre plantas numa mesma touceira e entre touceiras vizinhas. Existem diferentes maneiras de se fazer o desbaste do excesso de brotos na touceira. Em cada ciclo de produção do bananal estabelecido em espaçamentos convencionais deve-se conduzir a touceira com uma mãe, um filho e um neto.

O manejo correto da desbrota visa deixar na unidade de produção ou touceira três plantas dependentes entre si ligadas por seus rizomas na sequência da mais velha para a mais nova. O desbaste é feito cortando-se, com facão (terçado), a parte aérea do broto a ser eliminado rente ao solo. Em seguida extrai-se a gema apical ou ponto de crescimento com a "lurdinha".
As principais vantagens de se realizar esta prática são a redução na competição por nutrientes; uniformidade dos frutos e cachos; aumento o arejamento do bananal; facilitar os tratos culturais e contribui para a redução na incidência de pragas e doenças.