Curso para cacauicultores inicia em Novo Aripuanã

Inicia amanhã, terça-feira, um curso sobre Manejo Integrado do Cacau, na Reserva de Desenvolvimento Sustebtável/Rio Madeira, município de Novo Aripuanã.
O objetivo é revitalizar a cultura do cacau que teve as plantações enfraquecidas por conta da vassoura-de-bruxa, a mais destrutiva doença do cacaueiro e que contribuiu com a queda da cacauicultura e da economia local. Vinte e cinco agricultores familiares dos municípios de Urucurituba, Apuí, Manicoré, Nova Olinda, Borba e Novo Aripuanã irão participar, além dos técnicos das Unidades Locais desses municípios. Assuntos comoo controle de pragas, doenças, e o aproveitamento integral do cacau serão abordados pelotécnico da Ceplac,Afonso Rabelo Costa. O curso encerra no dia 10 de novembro.
Na região do rio madeira, onde o cacau já esteve em evidência, a produção, hoje, gira em torno de 180 a 200 quilos de cacau, por hectare. A partir do investimento dado pelo governo do Estado, com a transmissão de boas práticas agrícolas e beneficiamento da lavoura, a expectativa é que haja um aumento significativo na produção.
A expectativa é que, mantendo uma lavoura em perfeito estado de manejo, a partir do terceiro ano, a produtividade se estabiliza e ela fica recuperada. Esse tipo de manejo reúne, de forma compatível, as práticas agrícolas necessárias para a recuperação de cacauais.
Osistema integrado de práticas (tratos culturais e fotossanitários) compreende as mais importantes etapas para o alcance de resultados econômicos satisfatórios.