Ação de Crédito beneficiará agricultores familiares de Ipixuna

O Governo do Estado, por meio da Unidade Local (Unloc) do Idam de Ipixuna, realizará neste sábado, 25, na comunidade Santa Catarina, mais uma ação de crédito. Setenta e cinco famílias de agricultores familiares da comunidades serão beneficiadas com o crédito oriundo do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – Pronaf. Vale ressaltar que parte desse dinheiro, R$ 187.500 será financiado pela agência do Banco da Amazônia do município de Cruzeiro do Sul- AC.

Na lista dos beneficiados estão os agricultores das comunidades: Santa Luzia, Forte da Graça, Santa Catarina, São Vicente, Estirão da Preta, Novo Porto e Uniões localizadas no rio Liberdade, que cultivam mandioca para a produção de farinha e, também, são responsáveis por toda produção de melancia do município.A ação de crédito contará com participação do gerente de crédito do Banco da Amazônia, João Rodrigues da Silva Filho, O gerente Interino do Banco da Amazônia de CZS, Raimundo Lopes, além da presença de autoridades políticas, comunitários, agricultores e a equipe técnica da Unloc de Ipixuna.
O Pronaf financia projetos individuais ou coletivos, que gerem renda aos agricultores familiares e assentados da reforma agrária. O programa possui as mais baixas taxas de juros dos financiamentos rurais, além das menores taxas de inadimplência entre os sistemas de crédito do País. Para ter acesso ao benefício, o agricultor deve estar com o CPF regularizado e livre de dívidas. As condições de acesso ao Crédito Pronaf, formas de pagamento e taxas de juros correspondentes a cada linha são definidas, anualmente, a cada Plano Safra da Agricultura Familiar, divulgado entre os meses de junho e julho.
A expectativa, segundo o gerente do Idam, Luciano Pinheiro, é que o recurso liberado contribuirá muito para o desenvolvimento da produção, principalmente, no que se refere à melhoria do padrão de vida, uma vez que eles irão investir no setor primário, buscando um desenvolvimento econômico e social de suas famílias e, ainda, com o objetivo de melhorar o atendimento aos consumidores, com alimentos de melhor qualidade.