Projeto GEOR de Citricultura do Amazonas realizará palestras na 38ª Expoagro

Agricultores da região Metropolitana de Manaus formarão caravanas para participar nos dias 29 e 30 deste mês, do V Seminário de Citricultura do Amazonas, que será realizado no auditório do Parque de Exposições Agropecuárias Eurípedes Ferreira Lins, durante a 38ª Expoagro. O evento abordará o tema: Caminhos para a citricultura no Amazonas. Segundo os organizadores do projeto de Gestão Estratégica Orientada para Resultados – GEOR é esperado um publico de 500 participantes, entre citricultores, estudantes e técnicos.
Segundo o Diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural do IDAM, José Ramonilson Gomes, o evento contará com a participação de grandes autoridades na pesquisa da citricultura brasileira, que abordarão temas de grande relevância no contexto da agricultura atual, como, por exemplo, o sistema de produção integrada de citros e Agricultura de Baixo Carbono – ABC. “Acreditamos na capacitação do setor primário como forma de garantir melhorias nos sistemas produtivos e a sustentabilidade da atividade rural” , afirma Ramonilson.

O ponto forte do evento foi a capacidade de mobilizaçao das entidades parceiras, disse Domingos Sávio Oliveira, engenheiro de pesca e analista técnico da Unidade de Atendimento Coletivo do Agronegócio do SEBRAE – AM. “Muitas parceiros abraçaram a causa do projeto GEOR de citricultura da região metropolitana de Manaus, como a SEPROR, IDAM,entidades ligadas a organização de produtores, instituições de pesquisa,agentesfinanceiros, dentre outras, todoscapitaneados pelo SEBRAE- AM”.
O gerente de apoio a produção vegetal do IDAM, Pedro Benicio, responsável pelas caravanas de citricultores vindos dos municípios e que participarão do curso, enfatizou a importância em proporcionar a participação desses produtores no seminário. “Ao todo, serão disponibilizados 5 microônibus, 4 que partirão dos municípios de Iranduba, Manacapuru e Vila Rica de Caviana e um que sairá do porto da Ceasa com destino até o local do evento.
Além destes municípios o evento contará com a participação de produtores de Rio Preto da Eva (que detém a maior área plantada com citros do estado), Itacoatiara, Presidente Figueiredo e Manaus, todos com uma logística própria para favorecer o deslocamento do público interessado.