Extensionistas conhecem experiência exitosa em Rio Preto da Eva

A fazenda “Sucanga” é referência no município de Rio Preto da Eva, mas o agricultor Aloísio Duarte Pontes, quem comanda o espaço, prefere denominá-la de “Propriedade de Sucesso”. E não é à toa: em 80 hectares de área ele mantém, desde 1975, um plantio de laranja-pêra, uma das melhores do Brasil, bastante produzida em São Paulo, mas que no Amazona ganha destaque pelo sabor e qualidade. Ontem de manhã, uma caravana do IDAM, formada por extensionistas de Manaus, Manacapuru, Iranduba, Itacoatiara, Careiro Castanho e Careiro da Várzea foram conhecer de perto o laranjal do “Seu Bigode”, como carinhosamente é chamado seu Aloísio e se encantaram com o que viram. Além da satisfação em mostrar o laranjal o agricultor também falou sobre o trabalho feito no local, as técnicas e a dedicação para garantir excelência no resultado. E ele garante: a citricultura é uma das atividades mais econômicas do setor primário. O apoio dado pelo governo do Estado contribui com o sucesso de "Seu Bigode" e dos outros agricultores de Rio Preto e do Estado. No município, por exemplo, já existem várias máquinas de beneficiamento de citros o que facilita a vida deles, principalmente na hora da comercialização. Na propriedade de Seu Bigode uma máquina ajuda no processo de seleção. Primeiro é feita a lavagem, depois o polimento e em seguida, a própria máquina faz a classificação do fruto, separando as pequenas, das médias e das grandes. Percorrendo o laranjal "Seu Bigode" não esquece de um detalhe que também considera fundamental em todo o processo: a assistência técnica prestada pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário de Florestal Sustentável do Amazonas – IDAM; e do governo do Estado com programas como o Procalcário. “Os técnicos do IDAM nos dão as orientações necessárias, acompanham nossos trabalhos e ajudam no combate as pragas, evitando assim, que a gente tenha prejuízos na atividade”, disse o agricultor que, também, já foi extensionista. Segundo o presidente do IDAM, Edimar Vizolli, que liderou a caravana do IDAM, o município de Rio Preto é o maior produtor de citros do Estado. Conforme ele, a mecanização agrícola é um forte aliado para o agricultor que ganha na hora de plantar e na hora de colher. O plantio recebe adubo orgânico adquirido de uma Unidade de Ovinocultura que o agricultor mantém na propriedade. A laranja tem mercado garantido em Rio Preto da Eva e em Manaus. O suco dela não precisa de açúcar e nem de gelo, garante "Seu Bigode", que tem experiência no ramo.
Quem viu, provou, gostou e saiu satisfeito em conhecer mais uma experiência exitosa que o Amazonas oferece. Banana
Mas não foi só o laranjal que chamou a atenção dos extensionistas do IDAM. Luciana Oliveira, gerente de Orçamentos e Finanças do Escritório Central, não só provou o sabor da fruta como também não resistiu em querer saber mais sobre a cultura espalhada numa área de 04 hectares. E com diversas variedades. Existem as bananas resistentes a sigatoka negra, como a THAP MAEO e a Pacovã, que necessita de aplicação de fungicida para se manter. Por conta da dedicação do agricultor e do apoio dos técnicos do IDAM, tudo certinho no bananal que chega a produzir por ano, cerca de 50 toneladas da fruta. Também encontramos por lá as bananas Maravilha, Conquista e Phia 18. O gerente do IDAM, Luiz Herval, mostrou na ocasião, que para conseguir manter tudo em ordem no bananal é necessário ter um pouco mais de atenção e cuidado para não deixar que a bananeira (plantada no processo de perfilhamento) não cresça em número excessivo. Embora tanto esforço para sustentação da cultura, o agricultor Aloísio lamenta que o valor de mercado para o produto não seja tão convidativo, quanto o sabor e a qualidade que a fruta apresenta.
Homenagens
A visita dos extensionistas à propriedade Sucanga, fez parte da programação em homenagem ao Dia do Extensionista, comemorado ontem, 6, em todo o Brasil. Na ocasião, seu Aloísio recebeu das mãos do presidente Edimar Vizolli uma plaqueta, pelos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural prestada durante muitos anos no Estado. A solenidade contou com a presença, além de técnicos, dos gerentes das Unidades Locais do IDAM Rio Preto da Eva, Frade; Manaus, Luiz Herval; Iranduba, Favilla Gentil; Presidente Figueiredo, José Maria; diretor financeiro, Ordival Rubim, gerentes e chefes de Departamento; Secretário de Políticas Agropecuárias da Sepror, Airton Schneider e do prefeito do município Fullvio da Silva Pinto. Edimar Vizolli parabenizou os extensionistas e disse que a extensão rural está mudando, não só na infraestrutura como, também, no pensamento. O Estado vem acompanhando a modernização. O presidente apresentou resultados ocorridos nos últimos anos como frotas de veículos, informática. Lembrou da aprovação do Plano de Cargos Carreiras e Salários, uma conquista recente dos servidores do IDAM e anunciou para semana que vem a inauguração do sinal da Internet, em todas as Unidades Locais do IDAM, que dará mais velocidades as políticas públicas do Estado, além do Concurso Público, previsto para o ano que vem. “Hoje, com certeza estamos melhores preparados para garantir uma melhor qualidade de vida para o homem do campo, graças as políticas do Estado e das parcerias com órgãos estadual e federal”, finalizou Vizolli.