Projeto incentiva criação de aves caipira

O Projeto de incentivo a criação de aves caipira iniciou emnovembro de 2010, no município de Santa Isabel do Rio Negro, pelo governo do Estado, por meio da Sepror/IDAM, em parceria com a Prefeitura Municipal. O projeto executadopela Secretaria Municipial de Agricultura, tem comoobjetivo melhorar o nível de alimentação das familias, incentivando a criação de aves caipira em resposta a diminuição dos estoques naturais de peixe e de caça como alternativa de proteina animal. Além disso, visa fazer o aproveitando do esterco para recuperação das capoeiras e plantio mecanizada de culturas temporárias.
Cem famílias de agricultores de 16 comunidades localizadas nas estradas da Piçarareira, Tibalhá, Aeroporto e sítios nas margens do rio Negro estão sendo beneficiadas com o projeto que teve início com as inscrições e a seleção dos agricultores. Em março deste ano foi dado início a implantação das unidades produtivas.
Segundo o gerente da Unidade Local do IDAM, Antônio Motta, para facilitar o transporte e a distribuição dos pintos, as famílias foram divididas em 03 grupos, sendo que 90 por centro dos beneficiários já foram atendidos com o projeto. Como forma de adaptação, os pintos passam trinta dias no galpão da Unidade Demonstrativa do município, para adaptação e demonstração quanto ao manejo das aves, juntamente com as equipes das comunidades beneficiadas. A criação de aves caipira vem despertando interesse dos agricultores de outras comunidades que pretendem, numa próxima etapa, se integrar ao projeto. De acordo com o gerente, a meta agora é adquirir uma chocadeira com capacidade para produção de 1.500 pintos por mês.
O projeto é supervisionado pelo técnico agrícola Aglei Maciel, quegarante a inclusão de novos municípios, a partirdo ano que vem.