Governo do Amazonas conecta municípios por meio dos serviços de banda larga

Aconteceu ontem, 14, no auditório da SEPROR/ IDAM, a assinatura do contrato entre o IDAM e a empresa Hughes Telecomunicações do Brasil LTDA, para o recebimento do serviço de internet banda larga que irá beneficiar as Unidades Locais do IDAM. Além do contrato para o fornecimento da internet, também foi assinado outro, que corresponde à aquisição e instalação de quinze antenas VSAT para o acesso a internet das Unloc’s que ainda não possuem essa infraestrutura, sendo elas: Boca do Acre, Barcelos, Coari, Carauari, Eirunepé, Humaitá, Itacoatiara, Japurá, Manacapuru, Maués, Parintins, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga, Tefé e Extrema (Lábrea).
Estiveram presentes na solenidade o Secretário de Produção Rural, Eron Bezerra, o Presidente do IDAM, Edimar Vizolli, o Diretor- Administrativo Financeiro do IDAM, Ordival Rubim Filho, o Presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA), Muni Lorenço, oDiretor Comercialda Hughes Telecomunicações, Fábio Riccetto, além de parceiros e colaboradores do Sistema Sepror.
Durante o evento, os participantes puderam conferir um pouco da trajetória da utilização da internet pelas Unloc’s do IDAM, bem como os benefícios advindos com a implantação da internet banda larga. Anteriormente a 2009, o acesso discado era o meio mais comum utilizado pelas Unloc’s para navegar na internet. Segundo o gerente de Processamento de Dados -GPD/IDAM, Cláudio Pereira, além do acesso discado, também eram utilizados pelas Unloc’s o provedor local, o modem GSM/EDGE, além das famosas Lan House. No entanto, em outubro de 2009 essa realidade mudou. Por meio do convênio 128/ 2007 entre o IDAM/MDA, cinqüenta Unidades receberam antenas VSAT para a recepção dos serviços de internet, e as outras quinze começaram a utilizar o serviço de ponto-cliente. Os recursos são do Governo do Estado e está orçado em R$ 708.000,00. O contrato tem a duração de 24 meses podendo ser prorrogado, sendo o custo mensal de R$ 29.500,00. Com a banda larga, os serviços irão aumentar consideravelmente a velocidade da internet nas Unloc’s, chegando a 1,5 Mpbs. Na solenidade, Edimar Vizolli ressaltou a importância dessa conquista para o agricultor familiar, que terá acesso as políticas públicas do Governo Estadual e Federal, como o DAP crédito rural, de modo mais rápido e acessível. Para o Presidente do IDAM, a internet banda larga também representa elemento de fundamental importância para que a comunicação entre o IDAM Central e as Unloc’s seja relaizada de forma mais dinâmica e participativa, aumentanto o fluxo de informações. “Esse contrato é um presente de Natal para o Governo do Estado, o Idam e suas Unidades Locais, e vai melhorar de forma significativa a comunicação e o acesso dos agricultores as políticas públicas voltadas para o desenvolvimento do setor primário, e para a melhoria da qualidade de vida do agricultor e seus familiares.
O Secretário Eron Bezerra parabenizou o Governo e o Idam pela iniciativa e a todos que contribuíram para as aquisição dos serviços de internet, ressaltando que essa conquista irá trazer desenvolvimento aos municípios e ao setor primário do Estado do Amazonas. Ao final do evento, um coquetel foi oferecido aos presentes.