Beneficiamento de frutas regionais é tema de curso realizado na capital

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM), por meio de sua Unidade Local (Unloc) localizada na capital Manaus, realizou no período de 13 a 15 deste mês de dezembro, um curso sobre beneficiamento de frutas regionais no campus IFAM, localizado na zona leste. O evento corresponde ao convênio firmando entre o IDAM/ SUFRAMA.

Objetivando qualificar os agricultores familiares sobre as técnicas de beneficiamento dos frutos, o curso também visou a melhoria da qualidade dos produtos beneficiados, que hoje, são comercializados na capital e no interior pelos agricultores familiares. Coordenado pelo técnico do IDAM, Ozenildo Mineiro, e ministrado pela instrutora Meire Jane Santiago, a metodologia utilizado para a disseminação de informações compreendeu a apresentação em data show das técnicas de beneficiamento, tais como: produção de polpas, bombons, comportas, dentre outras iguarias regionais. Além dos recursos audiovisuais, material impresso como cartilhas e folders sobre frutas regionais, também foram distribuídos aos agricultores participantes. Aulas práticas também contribuíram para o processo de aprendizado. Nelas, os participantes puderam ver de perto a produção das polpas e doces cujas matérias primas foram o cupuaçu, o açaí e o abacaxi, bem como a importância da higiene em todo o processo. Para a instrutora Meire Jane, o curso atingiu os objetivos visto que, os participantes demonstraram satisfação com os conhecimentos aprendidos, como também afirmaram que as técnicasaprendidas serão aplicadas no processo de beneficiamento das frutas regionais. Ao final do curso, certificados de participação foram entregues aos presentes.