São Gabriel da Cachoeira: IDAM apoia avicultura caipira

Se depender do governo do Estado do Amazonas, a economia do município de São Gabriel da Cachoeira, principalmente do setor rural, ganhará mais impulso a partir desse ano. É que oInstituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas – IDAM iniciou, ano passado, um trabalho de incentivo a criação de galinha caipira com a implantação de uma Unidade Demonstrativa com 100 aves, na comunidade indígena de São Miguel, há 11 km da sede do município. A ação beneficiou 08 famílias de agricultoresque já estão colhendo resultados satisfatórios desde os três primeirostrês meses de implantação da U.D. E os benefícios não param por ai. No segundo semestre de 2011, os agricultores receberam financiamento da Agência de Fomento do Estado do Amazonas – Afeam, e aumentaram o plantel para 2000 aves. Conforme o gerente do IDAM, Tadeu Veloso, o objetivo da atividade é contribuir com a geração de renda e aumentar a produção de alimentos, garantindo a segurança alimentar nas comunidades rurais, principalmente as que sofrem com a escassez de pescado. O gerente informou ainda que o apoio a avicultura vai permitir a inclusão, de pelo menos, mais 20 comunidades, e, consequentemente, oferecer melhores condições de renda para 500 famílias. O agricultor Anselmo Trindade Fidelis é um dos exemplos de criadores de aves. A primeira experiência aconteceu a partir da implantação da Unidade, e deu certo. Hoje, ele já conseguiu comprar um segundo lote de galinha da raça “paraiso pedrês" e agradece a assistência técnica e extensão rural oferecida pelo IDAM. “O apoio dado pelos técnicos é fundamental”, disse ele, garantindo que o objetivo agora é aumentar a produção e, obter mais lucros.