Coari: IDAM anuncia cursos para o semestre

A partir do mês de fevereiro a Unidade Local do IDAM/Coari inicia a temporada de cursos desse semestre. De acordo com o calendário elaborado quatro cursos sobre Melhoria da Qualidade de Farinha serão realizados para atender 80 agricultores familiares das comunidades São José do Boam, Lago do Jenipapo, Sacai e São Pedro do Tauana. O objetivo dos cursos é ensinar, aos agricultores, novas técnicas de fabricação de farinha, principalmente aproveitando melhor os subprodutos e garantindo que o produto tenha uma melhor qualidade. O primeiro passo foi dado ano passado com a implantação de Casas de Farinha Higiênica, pelo IDAM. Outros cursos previstos são: Beneficiamento de Castanha do Brasil; Fertiirrigação em Casa de Vegetação e Multiplicação de Colméias. Segundo o gerente do IDAM, Dimitri Portugal, embora o município tenha destaque na cultura da banana, hoje, a média é de 300 mil cachos/ano, a atividade tem dificuldade para ser desenvolvida no início do ano, principalmente por conta das chuvas, mesmo assim há grandes expectativas de que esse ano a produção tenha um pequeno acréscimo em 2012. Conforme dados do IDAM, hoje, cerca de 400 agricultores familiares trabalham com a cultura e as comunidades do rio Copea lideram o ranking de produção da fruta. No município, as atividades voltadas para o extrativismo também merecem atenção, principalmente o açaí que se tornou carro-chefe do mercado local.