Desenvolvimento Territorial e Sustentável é tema de workshop em Parintins

Aconteceu nos dias 26 e 27 do mês de janeiro, no auditório do CETI, em Parintins, um workshop sobre a temática: “Os conselhos municipais de desenvolvimento sustentável e a estratégia de desenvolvimento territorial no Amazonas”. O evento contou com a participação de professores da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) ligados ao Núcleo de Socioeconomia e à Célula de Acompanhamento e Informação do Baixo Amazonas, além de representantes dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), e integrantes do Colegiado Territorial do Baixo Amazonas (Codeter). Representantes da equipe Local (Unloc) do IDAM de Parintins também estiveram presentes no evento. A coordenação do workshop esteve sob a responsabilidade da Pr. Doutoranda Sâmia Feitoza Miguez, e da Pr. Doutora Therezinha de Jesus P. Fraxe ,ambas da Ufam. O apoio logístico, a articulação e a divulgação ao Codeter do Baixo Amazonas, ficou a cargo do geógrafo José de Oliveira Ramos, coordenador do Codeter e extensionista da Unloc de Parintins.
No Amazonas, existem sete CMDRS, e esses, são responsáveis pelo acompanhamento e avaliação das políticas públicas e planos municipais de desenvolvimento rural.
O objetivo geral do workshop compreendeu a discussão das Estratégias de Desenvolvimento Territorial no Amazonas para o fortalecimento dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável, integrantes do Território da Cidadania do Baixo Amazonas. Dentre os assuntos em pauta estavam: as iniciativas parciais e completas dos CMDRS voltadas para o desenvolvimento rural; os principais limites que caracterizam o funcionamento dos CMDRS; e a noção de representatividade dos CMDRS, tanto em sua composição, quanto em sua organização. Na manhã do dia 26, foi ministrada a palestra do Pr. Doutor Henrique dos Santos Pereira (Ufam), que abordou a temática “ Governança e Governabilidade” . Na tarde do mesmo dia, também aconteceu a oficina “ Caracterização e Avaliação Comparativa dos CMDRS”, cuja finalidade foi a de criar um espaço interativo em que os representantes dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) e representantes dos movimentos sociais do Território da Cidadania do Baixo Amazonas apresentassem uma caracterização dos CMDRS do Baixo Amazonas, apontando os principais problemas e as possíveis soluções para o fortalecimento dos sete Conselhos.O evento foi finalizado com a entrega de certificados aos participantes do workshop.