Governo do Estado e IDAM fortalecem atividade de piscicultura

O Governo do Estado do Amazonas, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM), começaram o ano de 2012 fortalecendo ainda mais a atividade de piscicultura nos municípios do Amazonas. Codajás, Manaquiri, Atalaia do Norte e Coari, são exemplos desses municípios que estão vivenciando de perto, novas experiências e oportunidades advindas das ações e projetos realizados pelo IDAM.

Em Codajás, a Unidade Local (Unloc) realizou no mês de janeiro, o povoamento dos viveiros da Unidade Demonstrativa (U.D) de criação de tambaqui em viveiro escavado. O empreendimento que é uma parceria do IDAM com a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (Sds), tem como objetivo levar desenvolvimento e melhores condições de vida e renda aos agricultores familiares. A U.D conta com dois viveiros escavados, ambos com aproximadamente 1.000 m², onde há o processo produtivo para tambaqui curumim e tambaqui jovem, com perspectiva de produção de peixes com 500g em cinco meses e 2 kg em 12 meses, respectivamente.

Além de Codajás, a parceria IDAM e Sds também já beneficiou com a instalação de uma Unidade Demonstrativa, os agricultores do município de Coari. A U.D, localizada na comunidade Esperança I, já está em processo de criação. Cerca de 200 alevinos já foram entregues aos agricultores, além de ração para os primeiros três meses de produção. Além de Codajás e Coari, Anamã, Caapiranga e Manacapuru, também serão contemplados ainda neste primeiro semestre, com novas U .D’s. Unidade de Produção e visitas técnicas fortalecem a atividade de piscicultura em Manaquiri e Atalaia do Norte
No município de Manaquiri, a Unloc do IDAM implantou em janeiro, uma Unidade de Produção de alevinos. Objetivando o fortalecimento da piscicultura no município por meio da criação e venda de alevinos de qualidade, e a baixo custo, a implantação dessa unidade contou com as parcerias da Prefeitura Municipal, que concedeu a máquina para a construção do tanque, bem como a ração para os alevinos, e da Sepror/ Sepa, que distribuiu as pós-larvas para a formação dos alevinos. A Unidade está localizada na propriedade da piscicultora Maria Cascaes, situada na rodovia AM 354, KM 02.

Já em Atalaia do Norte, a equipe do IDAM, em parceria com a Unloc de Bejamin Constant, realizou visitas de assistência técnica e extensão rural (ater) a agricultores familiares da BR 307 dos quilômetros 17, 18, 19, 20 e 23, bem como do Assentamento do Boia e da Comunidade do Palmari. As visitas tiveram como objetivo levar conhecimentos técnicos sobre a atividade de piscicultura, qualidade e higiene no processo de criação, além de assuntos sobre comercialização e inserção dos agricultores nos programas Estaduais e Municipais de venda dos produtos.

As ações do IDAM voltadas para a piscicultura estão só no começo. Além das U.D’s, cursos e visitas técnicas já estão em fase de planejamento pelas Unloc’s, e serão executados neste primeiro semestre de 2012, levando desenvolvimento aos municípios e novas fontes de renda para as famílias agricultores no Amazonas.