Conferência Municipal de ATER é realizada em Japurá

Nesta quarta-feira, 15, a Unidade Local (Unloc) de Japurá, realizou a I Conferência Municipal de ATER para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária. O evento foi realizado na Câmara Municipal e contou com a participação de diversas autoridades do município além de produtores rurais, pescadores artesanais, extrativistas, que são o público alvo do evento.

O evento teve como pauta de discussão os seguintes temas: combate a pobreza rural; segurança e soberania alimentar; sistemas de produção sustentáveis; geração de renda e agregação de valor. A conferêcia que estava sob a coordenação da comissão executiva, formada por representantes de classe como o IDAM, Secretarias Municipais de Produção, Meio Ambiente e Turismo e Ação Social, além da Colônia de Pescadores, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Associação de Produtores Rurais de Japurá, foi uma oportunidade para que os presentes pudessem elaborar diretrizes e proposições que irão subsidiar os assuntos a serem tratados na Conferência Estadual, que será realizada em Manaus, nos dia 14 e 15 de março.

Para o gerente da Unloc, Nestor Neto, o evento atingiu sua meta, uma vez que mobilizou e provocou a participação de todos, principalmente dos produtores rurais para a discussão para os temas propostos. Sobre as Conferências O Governo Federal está realizando em todos os estados brasileiros, Conferências Municipais de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER). O objetivo dessas conferências é propor diretrizes para o Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pronater), que visa, o desenvolvimento do setor primário no país. As proposições e ideias debatidas nesses espaços de discussão serão apresentadas nas Conferências Estaduais, e na Nacional, que ocorrerá entre os dias 23 e 26 de abril .