Tonantins: Idam implanta viveiros de matrinxã

Setenta e três agricultores familiares e jovens rurais do município de Tonantins estão sendo beneficiados com a implantação de viveiros de matrinxâ em seis comunidades rurais do município. O trabalho está sendo realizado em sistema de mutirão e vai beneficiar as comunidades de Novo Israel, Santa Rita, Santa Fé, São Lázaro, Muriá e Santa Lúcia, localizadas em terra firme e que não possuem lagos voltados para a pesca comercial.
De acordo com Áureo Enrique, gerente da Unidade Local do Idam a ideia é construir um viveiro em cada uma dessas comunidades para que os agricultores possam tirar seu sustento e comercializar o excedente da produção nas feiras itinerantes da sede do município. “A primeira comunidade a ter o viveiro instalado foi Santa Lúcia e nesse dia, pudemos constatar a alegria e a expectativa dos agricultores com essa nova empreitada”. Para José Maria, engenheiro de pesca da Secretaria Municipal de Produção, esse trabalho tem tudo para dar certo. “Desde a primeira reunião, demandada pelos agricultores, já traçamos as metas e abordamos assuntos relativos a licenciamento, manejo, biometria, investimento, retorno financeiroe outros assuntos ligados a legislação ambiental”.
A segunda etapa do mutirão, agendada paraterça, 28, será para concluir as atividades na comunidade de Santa Lúcia. A próxima comunidade a receber o viveiro é Novo Israel e posteriormente as quatro restantes. O trabalho de implantação deverá ser concluído até junho deste ano.
Essa atividade, coordenada pela equipe da Unidade Local do Idam local, conta com a parceria com a Secretaria Municipal de Produção e a Comissão Pastoral da Terra –CPT .