Manaquiri já definiu as propostas para a 1a. Conferência Estadual de ATER

Criação de uma política de Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER diferenciada para atender as diferentes regiões do Brasil; Serviço de Ater mais frequente nas propriedades familiares; Capacitação dos extensionistas e produtores; Intercâmbio; Maior volume de recursos financeiros para Ater; Implantação de Agroindústrias; Mais apoio ao escoamento da produção e comercialização, além de promover a mecanização na agricultura familiar. Estas foram as reivindicações apresentadas por 35 representantes de Sindicatos, Associações, instituições governamentais e agricultores durante a 1ª Conferência Municipal de Assistência Técnica e Extensão Rural realizada no último dia 17, sexta-feira, no município de Manaquiri. O evento teve como tema “ATER para a Agricultura Familiar, Reforma Agrária e o Desenvolvimento Sustentável do Amazonas Rural.” E foi realizado pelo Idam em parceria com a Prefeitura Municipal. A Conferência Municipal faz parte de uma ação promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, com apoio do governo do Estado, por meio da Secretaria de Produção Rural – Sepror e do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas – Idam que vai culminar com a 1ª. Conferência Nacional de ATER, que acontece no mês de abril, em Brasília. Antes, porém, uma Conferência Estadual será realizada em Manaus, em março, a exemplo dos demais Estados brasileiros. De acordo com o gerente da Unidade Local do Idam, Mário Jorge, na Conferência Municipal, todas as entidades participantes e envolvidas no setor primário tiveram a oportunidade de debater sobre a Ater no desenvolvimento rural sustentável, promovendo a geração de novos postos de trabalho que mantenham ocupações para as famílias que nele vivem, tanto na zona rural, quanto na zona urbana. Na ocasião, foram eleitos três delegados para participarem da 1º Conferencia Estadual de ATER. Eles tem a incumbência de defender as propostas aprovadas pelos participantes.