Em Barcelos Idam incentiva agricultores para plantio de maracujá

A planta é de clima tropical, mas, também, sub-tropical e, aos poucos, vem ocupando espaço nas comunidades do município de Barcelos, há 396 km de Manaus. O plantio de maracujá foi adotado, ano passado, pela família do agricultor José Alberto Cunha que com o apoio técnico do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas colheu, no início deste ano, os primeiros frutos. Os resultados foram satisfatórios e de 0,5 hectare, a área plantada foi ampliada para 1 hectare e elevou a comunidade de Santo Antonio para categoria de Destaque. Ainda este semestre a propriedade receberá dezenas de agricultores por ocasião de um intercâmbio que a Unidade Local do Idam vai promover. A ideia é mostrar, a eles, como garantir nova renda a partir da produção de maracujá. Técnicas, manejo e os cuidados serão repassados, criteriosamente, pela equipe do Idam tem contribuido com a expansão da cultura, também, para as comunidades Boa Vista, Cumarú e São Luiz. Crédito Rural
A Unidade Local (Unloc)do Idam realizou no último dia 26, domingo,uma palestra sobre Crédito Rural na comunidade de Cumarú.
A comunidade é assistida pela Unloc através do convênio 128-MDA/Idam que visa assistência técnica ao povo local no desenvolvimento de atividades agrícolas. O objetivo é melhorar a qualidade de vida das famílias. A ação de crédito acontecerá no mês de maio.
Conferência Municipal de ATER
No dia 24, sexta-feira, foi realizada a 1a Conferência Municipal de ATER. O evento aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação e Cultura com a presence de agricultores, representantes de Associações, poder público municipal e estadual. Na ocasião foram discutidos temas como: COMBATE A POBREZA RURAL, SEGURANÇA E SOBERANIA ALIMENTAR, SISTEMAS DE PRODUÇÃO SUSTENTÁVEIS e GERAÇÃO DE RENDA E AGREGAÇÃO DE VALOR. As propostas definidas serão apresentadas na 1a Conferência Estadual de Ater, em Manaus.