APUI: IDAM orienta agricultores sobre financiamento

A equipe da Unidade Local do Idam, em Apuí, deu início nesta quarta, 29, ao Programa de Palestras voltado para as lideranças municipais referente aos programas de crédito rural e, emissão de Declaração de Aptidão ao PRONAF (DAP’s), destinado aos agricultores familiares.
A novidade para esse ano refere-se à Emissão de DAP’s, para agricultores familiares que exploram áreas dentro dos Projetos de Assentamento JUMA e ACARI, e,que se encontram em situação irregular com a Reforma Agrária.
Durante o evento, o gerente da Unidade Local do Idam, Paulo Soares informou que a emissão dessas DAP’s só está sendo possível, graças à solicitação formulada pela Diretoria Executiva do Idam junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). “Além dos agricultores familiares contarem com assistência técnica, terão acesso ao crédito, uma das ferramentas importantes para o desenvolvimento rural”
Explicou ainda que essa ação será um grande avanço para os agricultores familiares que estavam excluídos de todas as políticas publicas de governo, inclusive o crédito rural. O evento, realizado na Câmara Municipal reuniu agricultores familiares do município, que tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre as linhas de crédito do Governo do Estado por meio da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (AFEAM) como o PROCALCÁRIO, F.M.P.E.S. e Especial para a Pecuária Leiteira.
As linhas de crédito disponibilizadas pelo Banco da Amazônia, Banco do Brasile AFEAM receberam atenção especial. O PRONAF A, A/C, AF, B e MAIS ALIMENTOS, foram eleitas para aplicação em Apuí, pois são as que se enquadram no perfil produtivo e econômico do município.
As reuniões/palestras se estenderão nas próximas semanas a todas as comunidades do município, onde membros da equipe do Idam local irão apresentar e esclarecer dúvidas aos agricultores familiares sobre o Crédito Rural, emissão de DAP’S e as atividades para o ano de 2012.