Agricultoras de Rio Preto aprendem a produzir doces

Desde a semana passada, quatro agricultoras do Assentamento Iporá, assistido pela Unidade do IDAM em Rio Preto da Eva, já dominam a arte de produzir doces de banana e bananada. Graças à parceria com a agroindústria de doces “Dona Filó” em Presidente Figueiredo , que recebeu as agricultoras interessadas, foi possível a realização desse intercâmbio.

Durante 5 dias as agricultoras aprenderam, na prática, a selecionar, limpar, descascar e triturar a banana, além de receber orientações sobre as técnicas de produção como dosagem de açúcar, uso de corantes, e, a apresentação final do produto. Para o gerente do IDAM de Rio Preto da Eva, José Maria Frade, essa alternativa de beneficiar a banana vai acrescentar uma renda extra para as assentadas do Projeto, que tem uma produção/mês de mais de 30 toneladas. “A expectativa dessas senhoras é repassar às demais agricultoras todo o processo de produção dos doces até o término da implantação da agroindústria, que está sendo instalada no município.

O prédio onde funcionará a agroindústria já está pronto, informa o gerente. Foi construído com recursos do convênio nº 127/2012, firmado entre o Instituto de Nacional de Reforma Agrária (Incra) e o IDAM . Quanto aos equipamentos, esses já foram solicitados ao Governo do Estado, por meio da Secretaria de Produção Rural (Sepror) e os insumos deverão ser financiados via Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam).

Ao final do treinamento as agricultoras comemoraram os resultados e, afirmaram que agora se sentem preparadas para voltar ao Projeto Iporá, multiplicar as informações recebidase produzirdoces que serão comercializados no município, no Feirão da Sepror e nas demais feiras de Manaus.