Idam incentiva produção de citros em Novo Aripuanã

Uma das alternativas do governo do Estado, por meio do Idam, foi implantar, no município, uma Unidade Demonstrativa – U.D para servir como ponto de referência na aplicação de técnicas de plantio e colheita da laranja. A instalação da Unidade foi realizada, em novembro do ano passado, na comunidade Bom Jesus, Km 22 – estrada NAP- 01, onde o Idam constatou um grande número de agricultores familiares interessados na cultura. Onze famílias estão sendo beneficiadas, entre elas a da dona Osvaldina Mota Ribeiro, que pretende, com esta atividade, garantir nova renda e melhorar a qualidade de vida de toda a família.
Em janeiro deste o Idam distribuiu 350 mudas de laranja para serem plantadas no local. A U.D é desenvolvida pelo convênio 128-07 firmado entre Idam e Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA.
De acordo com o gerente do Idam, Ricardo Maciel, o objetivo é apresentar novas metodologias referentes ao cultivo de citros; difundir as boas práticas agrícolas; apresentar manejos sustentáveis para a agricultura, principalmente no que diz respeito à utilização de áreas de capoeira com mecanização e colaborar para a melhoria da qualidade de vida dos agricultores familiares.
Conforme ele, a ideia é melhorar a alimentação, além de garantir segurança alimentar e nutricional das famílias que vivem no campo. Outro ponto relevante é quanto à comercialização do excedente da produção, que vai permitir um aumento de renda para o agricultor. Todo o cuidado tem sido fundamental na U.D. A equipe do Idam faz todo o acompanhamento técnico. Por ocasião da implantação, os técnicos fizeram preparação da área, balizamento e piquetamento, abertura de covas, adubação e correção de covas, plantio, controle de ervas daninhas e adubação de cobertura. Passo a passo considerado essencial para um resultado satisfatório, previsto para daqui a quatro anos.
A partir desta iniciativa e da inclusão de novos agricultores na cultura de citros, a perspectiva é que o município possa atender a grande demanda local. A expectativa, também, é integrar o produto no cardápio da merenda escolar, por meio do Programa de Regionalização da Merenda Escolar, além de outras modalidades do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA.