Idam local de Matupi entrega 60 mil alevinos a piscicultores

A Unidade Local do Idam (Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas) do distrito de Matupi, localizado no município de Manicoré (a 434 km de Manaus) entregou no último dia 26, segunda-feira, 60 mil alevinos (filhotes) de tambaqui, para 20 piscicultores residentes na própria região.
A distribuição é fruto da parceria do Idam local, com a estação reprodutora de Porto Velho, que reproduz diversos peixes amazônicos como tambaqui, pirapitinga, pirarucu e matrixã.
“Objetivo da atividade é uma alternativa de venda para o comercio local”, frisou Paulo Cesar Ferreira, técnico agropecuário do Idam. O técnico também enfatiza, que a ação de distribuição de alevinos, minimiza o desmatamento, uma vez que, a piscicultura é desenvolvida no mesmo espaço ocupado pela pecuária leiteira, do distrito de Matupi.
No próximo dia 02 de abril, serão entregues mais 30 mil alevinospara 20 piscicultores da localidade. A distribuição de alevinos no município é desenvolvida através do Projeto Piscicultura Familiar, resultado da parceria entre Idam, Sepror (Secretaria de Estado da Produção Rural) e Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e suas vinculadas Prefeituras Municipais, associações de produtores e a iniciativa privada, com o objetivo de melhorar a disponibilidade em quantidade e qualidade de alevinos para piscicultura familiar, através do aumento da produtividade, diminuição de perdas, sazonalidade e melhoria da eficiência do sistema de produção numa visão de desenvolvimento com sustentabilidade.