Oficina de Planejamento de Reflorestamento em Áreas do Sul do Amazonas

Aconteceu hoje 28, quarta-feira, no Instituto Amazônia (IA), localizado na Avenida Ayrão, Centro. A oficina de planejamento para os serviços de assistência técnica e extensão rural, no âmbito do Projeto de Reflorestamento no Sul do Estado do Amazonas, da Secretária de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) e IA.

Os participantes são 15 agricultores do Sul do Amazonas, que deixaram seus municípios, para serem orientadospor meiode metodologias e planejamentos,sobre o reflorestamento em áreas de intensa pressão de desmatamento no Sul do Estado.

A oficina teve início às 8h, com término previsto para as 17h. As temáticas abordadas foram explanação do Projeto de Reflorestamento, detalhamento de ações do IA, planejamento das equipes locais de Apuí,Extrema, Lábrea e Boca do Acre para execução de serviços de Ater (Assistência Técnica e extensão Rural), sendo todas as temáticas inseridas, no projeto de reflorestamento em àrea de intensa pressão de desmatamento no Sul do Amazonas.

Outro destaque da Oficina ficou por conta da conversa em grupo dos municípios, para análise das propostas de execução, do projeto de reflorestamento em área de intensa pressão de desmatamento no Sul do Amazonas.

Um dos palestrantes da oficina foi o engenheiro agrônomo do IA, Michaell Santos, que lecionou a temática, metodologias de Ater. O engenheiro ressaltou o objetivo da metodologia de Ater, para os agricultores familiares do Sul do Estado.

“O intuito é orientar nossos técnicos e aplicar a metodologia de Ater, de maneira consciente e organizada , e assim atender o público- alvo que são os agricultores familiares”, informou o engenheiro.

Floresta e extrativismo – O Governo Omar Aziz vem trabalhando uma política florestal no Estado do Amazonas, c om foco no fortalecimento da gestão florestal, com o objetivo de reduzir o desmatamento ilegal, desenvolvendo mecanismo de acesso aos recursos florestais de maneira sustentável possibilitando qualidade de vidas às pessoas que vivem na floresta.
O Amazonas tem gerenciado em consonância com a legislação estadual e federal os recursos florestais de maneira a promover a melhoria na qualidade de vida de Povos e Comunidades Tradicionais, no sentido de ampliar as áreas manejadas e inserir os pequenos produtores em atividades sustentáveis.