Unidade Local de Anori faz reunião sobre linha de credito

A Unidade Local do Idam/Anori (a 195 Km de Manaus)realizou no último dia 30, uma reunião direcionada ao público beneficiário da agricultura familiar, sobre as novas ações a serem implantadas no município, por meio do crédito ruraljunto aoPrograma Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar( PRONAF).
Participaram da reunião o Secretário Municipal de ProduçãoDirley Brandão, Cooperativa dos Produtores Rurais e Beneficiadores de Frutas Regionais do Município de Anori ( Coopfrutas), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Associações locais, e o gerente do Banco da Amazônia em Manacapuru.
O objetivo da reunião foi esclarecer aos agricultores familiares, as formas de aderir a linha de crédito rural (financiamento)proporcionada pelo Banco da Amazônia em parceria com o Pronaf.
O gerente da agência do Banco da Amazônia em Manacapuru, Francisco Fonseca, destacou a importância da linha de crédito aos agricultores. “O Banco da Amazônia é um importante agente financeiro para região, a qual oferece linhas de crédito para os agricultores familiares através do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF)”, disse.
O Secretário Municipal de Produção do Município, Dirley Brandão, afirmou que através do crédito rural os agricultores familiares de Anori, terão a oportunidade de produzir mais produtos e com melhor qualidade. O Secretário também ressaltou o atendimento e a escoação da produção com a Coopfrutas.
“Com o crédito rural os agricultores familiares podem atender a demanda do mercado local e, até mesmo exportar para municípios vizinhos o excedente da produção, na verdade isso já vem acontecendo com a Coopfrutas, o Banco da Amazônia vem fortalecer ainda mais o crescimento da cooperativa abrindo novos horizontes na agricultura familiar”, complementou.
De acordo Com o Gerente Local do Idam, Jean Frank, os serviços prestados pela equipe técnica do Instituto, na Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) são primordiais para confecção e elaboração dos projetos nas ações via Banco da Amazônia.
“É dessa forma que oagricultor familiar poderá ou não aderir seu financiamento através do PRONAF dentro das condições necessárias, podendo participar agricultores familiares, extrativistas, quilombolas, indígenas, pescadores artesanais e aquicultores,uma vez que os mesmos podem ser financiados na área agrícola, pecuária e extrativista”, finalizou Jean.
PRONAF- é o programa do Governo Federal que dar apoio financeiro as atividades agropecuárias e não-agropecuárias, podendo atingir as unidades de produção familiar agrícola. Tendo como objetivos conceder crédito aos agricultores, aumentar a renda familiar e melhorar a qualidade de vida dos mesmos, criar empregos e ocupações no meio rural, aumentar a oferta de alimentos para a população do campo e das cidades, apoiar as atividades agropecuária e não agropecuária.