Idam cadastra aquicultores em Manacapuru

Amanhã, 18, e quinta-feira ,19, acontece no município de Manacapuru (a Km 68 de Manaus), o cadastramento de Registro e Licença de Aquicultor. O cadastro vai acontecer a partir das 9h. A iniciativa é do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) em parceria com o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e Prefeitura do município.O objetivo é contribuir para gestão e desenvolvimento sustentável da atividade aquicula. Estão sendo aguardados aproximadamente 250 aquicultores, entre legalizados e não legalizados. Atualmente no município, há cerca de 120 aquicultores que possuem o cadastro no Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), desenvolvendo atividades sustentáveis nas espécies como pirarucu, tambaqui e matrinxã. Benefício do Cadastro- O aquicultor cadastrado no Ipaam passará a ter, o benefício de guia de trânsito do pescado e quelônios, podendo comercializar e expandir a infraestrutura na criação de quelônios e peixes confinados. “Isso vem propiciar o trabalho que o Idam já tem feito junto aos aquicultores familiares, para sua legislação junto aos órgãos competentes, lhes, proporcionando renda, regularização e, o fortalecimento da atividade aquicula no município”, informou o gerente da Unidade Local do Idam, Reginaldo Lima. Documentação para o Cadastro- Para os aquicultores que já possuem cadastro de L.O (Licença de Operação) serão necessárias cópia do cadastro, cópia do RG (Carteira de Identidade) e Cópia do CPF. Para os aquicultores sem cadastro será necessária somente a cópia do RG e CPF. Essa é mais uma ação do governo do Estado junto ao Governo Federal visando o fortalecimento e o desenvolvimento da aquicultura familiar no Amazonas.