Municípios do Amazonas aderem ao Turismo Rural

Quem nunca pensou em fazer arvorismo, cavalgar em pastos, comer aquela galinha caipira, pescar um peixe fresquinho e depois se embalar debaixo de uma frondosa árvore? E que tal conhecer um empreendimento que está fazendo sucesso no município de Tefé (a 523 km de Manaus), o Pesque Pague Plenitude? O lugar é perfeito para fugir da rotina e do estresse do dia a dia. A propriedade faz parte da Rede de Turismo Rural na Agricultura Familiar (Rede TRAF), desenvolvida pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas – Idam. O proprietário do Pesque Pague Plenitude,Wallice Alves Siqueira, agricultor familiar que aderiu a Rede TRAF, oferece aos turistas que visitam ao loca,l uma variedade de atividades que envolvem pesca, arvorismo, passeios a cavalo e canoa, e na parte gastronômica uma diversidade de pratos regionais como galinha caipira, peixe assado, caldeirada de tucunaré entre outros serviços regionais. Wallice relata que é preciso ganhar experiência, para gerir um empreendimento que envolve o turismo rural. “Eu e minha família primeiro investimos na criação de peixes e, depois com o apoio dado pelo Centro de Tecnologia do Amazonas (Cetam), Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Idam, por meio de cursos e assistência técnica, conseguimos desenvolver o Pesque e Pague Plenitude”, disse. Os cursos oferecidosa Wallice Siqueira, e sua família foram os de aprender a empreender, culinária, computação. Eles também participaram de um intercâmbio sobre piscicultura em Balbina, no município de Presidente Figueiredo (a 117 km de Manaus) oferecido pelo Idam. “É preciso estar sempre estudando, meu filho faz faculdade de Administração, minha filha estudou culinária, todos os conhecimentos adquiridos são para atender melhor nossos clientes”, afirma o proprietário. Os turistas que prestigiam as instalações do balneário se beneficiam de entretenimento, lazer e ainda ampliam seus conhecimentos sobre agricultura familiar aprendendo, de fato, as atividades rotineiras do “homem rural”. “Eles recebem informações do dia a dia do campo, pesca, agricultura, culinária e a importância de se preservar a natureza de forma sustentável”, frisou Wallice Siqueira, que também disse que os clientes têm elogiado as atividades oferecidas pelo balneário, pois vivenciam as práticas desenvolvidas no campo. Atualmente o empreendedor busca colocar o “casarão de hospedagem” para eventos e, um hotel chalé para os turistas de outras regiões que desejam se hospedar no local. O turismo rural é um programa a nível federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) que tem como objetivo, promover o desenvolvimento rural sustentável mediante a implantação e o fortalecimento, pelos agricultores familiares, das atividades turísticas integradas aos arranjos produtivos locais, com geração de renda e Trabalho no meio rural e consequente melhoria das condições de vida no campo. A rede TRAF no Amazonas tem a parceria do Idam junto a Amazonastur (órgão estadual responsável pelo turismo do Estado) e o MDA. Outras propriedades rurais no Estado já aderiram os serviços da rede TRAF, como é o caso do sítio do Nilsão, localizado no município de Manacapuru (a 68 km de Manaus). Lá, as atividades oferecidas são hospedagem e gastronomia regional a base de peixes e produtos agrícolas da própria horta. No município de Novo Airão (a 115 km de Manaus) no empreendimento Pesque e Pague são oferecidos serviços de turismo rural como hospedagens em cabanas e uma gastronomia a base de peixes e galinha caipira, além de passeios de trilhas em floresta. O turismo rural no Amazonas vem se consolidando ao longo dos anos e pretende fortalecer a rede cada vez mais, principalmente com a integração de novos agricultores familiares.