Agricultores de Benjamin Constant estão aptos a produzir farinha de qualidade

A Unidade Local (Unloc) do Idam/Benjamin Constant realizou o curso de “Boas Práticas de Fabricação da Farinha” com carga horária de 40 horas, para agricultores familiares da comunidade Guanabara I, localizada no rio Solimões. O evento foi desenvolvido em parceria com a Diocese/ISCOS e a Prefeitura Municipal, no período de 17 a 21 de abril. Como parte da programação foi realizada palestra sobre “Perfil Higiênico Sanitário de Unidades de Processamento da Farinha e Aproveitamento da Manipueira”. Os agricultores foram bastante participativos, principalmente levantando em discussão a diferença das práticas e equipamentos utilizados na fabricação de farinha tradicional e a fabricação de farinha com boas práticas. De acordo com a técnica agrícola da Unloc, Gilciane Plácido Braule, os cuidados higiênicos em todas as etapas de processamento da farinha e higiene pessoal dos participantes, influenciam na qualidade do produto final. Mas é preciso seguir todas as etapas, que inicia com a descasca total da entrecasca da mandioca; lavagem (para que na ralação e prensagem a massa esteja limpa), seleção da granulometria da farinha, escaldamento e torrefação, com o uso de telas específicas. O curso foi desenvolvido na Casa de Farinha Higiênica, construída na própria comunidade. Segundo a gerente da Unloc do Idam, Andréa de Lima Ribeiro, um trabalho de conscientização foi desenvolvido para que os agricultores façam uso adequado do local, com a limpeza da instalação e equipamentos antes e depois da fabricação de farinha. “Os cuidados com a higiene são fundamentais para que o produto chegue com qualidade na mesa do consumidor”, ratificou. A Secretaria Municipal de Produção já garantiu a compra da farinha para a merenda escolar.