Idam reúne técnicos e agricultores para avaliar ações de ATER

Após 1 ano do Encontro Inicial 85 participantes, entre agricultores familiares e técnicos do Idam se reúnem hoje e manhã, em Parintins, para participar da Avaliação Final dos Serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER, do Território do Baixo Amazonas – Contrato Nº 124/2010 – MDA/IDAM.

Cada delegação conta com um facilitador para coordenar e assessorar os trabalhos desenvolvidos durante a execução do projeto, com foco em três quesitos determinados pelo Governo Federal: 1 – Produção de Alimentos para Segurança Alimentar e Nutricional; 2 – Organização Social; 3 – Gestão de Propriedade. Em Barreirinha o responsável será Bosco Gordiano; em Boa Vista do Ramos, Romualdo Figueiredo; Maués, Alfeu Ferraz; Nhamundá, Edna Feitoza; Parintins, Tarcísio; São Sebastião do Uatumã, Pedro Benício; e Urucará, Marcelo. Vale destacar que cada facilitador estará coletando dados de aspectos negativos e positivos durante a execução das atividades. No primeiro dia do evento 7 situações foram identificadas e transformadas em soluções para melhorar a qualidade de vida das comunidades na qual esses agricultores residem.
O Diretor Administrativo-Financeiro do IDAM, Ordival Rubim, frisou que o objetivo desse segundo intercâmbio é fazer, de forma participativa, a avaliação das atividades propostas no Encontro Inicial. “Ano passado os problemas foram identificados, e juntamente com os agricultores transformamos eles em objetivos, e as causas desses problemas transformamos em solução. Hoje estamos aqui novamente para avaliar o que foi feito dentro da proposta de trabalho, como: visitas técnicas, capacitação em parceria com o MDA e o governador do Amazonas, Omar Aziz, que está acompanhando de perto todo o processo da cadeia para desenvolver o setor primário no Estado”, disse Ordival Rubim.
A abertura do evento contou com a participação da gerente contratual do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Deise Leomovich; do vice-prefeito de Parintins, Messias Cursino; do presidente da Câmara Municipal de Parintins, Tony Albuquerque; e do secretário Municipal de Saúde, Josimar Marinho, o diretor administrativo-financeiro do IDAM, Ordival Rubim, representando o Diretor-Presidente da instituição, Edimar Vizolli.
O intercâmbio está sendo realizado no auditório do Amazon River Resort, e vai até amanhã (17/05) com a troca de informações adquirida pelas delegações e seus facilitadores