Idam recebe visita de consultor do MDA

Na tarde de ontem Manoel Ricardo Vilhena, consultor do Ministério do Desenvolvimento Agrário, apresentou no auditório do Idam o Plano Nacional da Sociobiodiversidade – PNPSB.
O plano, que envolve o MDA, o ministério do Meio Ambiente – MMA , o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS e a Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB, apóia a implementação e fortalecimento das cadeias produtivas trabalhadas pelos agricultores familiares (babaçu, borracha, castanha-do-brasil, piaçava e pequi) e apresenta os resultado já obtidos nesses últimos anos.
O presidente do IDAM, Edimar Vizolli, deu inicio a apresentação e relatou os principais entraves e gargalos nas produções florestais, dando destaque as políticas publicas que vem sendo desenvolvidas no meio rural para fortalecer o agricultor familiar.
Segundo Vilhena, o principal objetivo do PNPSB é apoiar as ações do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, um programa do MDS, e inserção de produtos no Programa Nacional de Alimentação Escolar PNAE além da formação de estoques dos mesmos. O plano também contribui com a execução dos demais programas que contemplam ações das cadeias da piaçava e castanha-do-brasil e arranjo produtivo local.
No Amazonas o plano também está presente nas ações da agricultura familiar indígena com a questão das políticas de Ater/indígena e a promoção de produtos oriundos dessas comunidades. Ainda há a perspectiva de contribuir para o sistema de produção de orgânicos.