Agricultores são capacitados para identificar e controlar pragas

Durante dois dias (29 e 30 de maio), os produtores de hortaliças do município de Rio Preto da Eva (a 57 Km de Manaus) aprenderam, na prática, a identificar e controlar as principais pragas e doenças que atacam o plantio. A preocupação do governo é evitar prejuízos e incentivar o aumento da produtividade qualidade das hortaliças. Por isso o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) realizou o Curso Básico sobre Controle de Pragas e Doenças das Hortaliças – Manejo Integrado de Pragas e Doenças. O evento foi realizado na comunidade Santo Antonio, localizada no Ramal ZF7 km 10, Distrito Agropecuário da Suframa. As principais pragas, consideradas pragas-chave são broca-da-raiz (Euscepes postfasciatus, Coleóptera, Curculionídea) e a broca-das-hastes (Megastes pusialis, Lepidóptera, Pyralidae). Durante o curso os agricultores familiares foram orientados, pelos técnicos da Unidade Local do Idam, sobre como identificar essas pragas e evitar as doenças que, geralmente, causam danos severos, se não forem tomadas medidas de controle. A partir do curso, o Idam pretende elevar os padrões de qualidade e competitividade das hortaliças das comunidades de Santo Antonio, Acateu e José Lindoso, a fim de atender as exigências dos consumidores locais. “Nós queremos que os nossos agricultores ofereçam produtos seguros, produzidos de acordo com parâmetros e sistemas de produção sustentável”, disse o gerente da Unloc/Idam, Frade Júnior. O evento desenvolvido em parceria com a Prefeitura permitiu, além dos conhecimentos, maior estímulo aos agricultores que tem na prática chance de aumentar o plantio de hortaliças, com grandes possibilidades de fazer com que elas cresçam sem serem atacadas pelas pragas.