Extrativistas de Urucará recebem capacitação da extração de látex

A Unidade Local do IDAM de Urucará (a 261km de Manaus) em parceria com a Secretaria Municipal de Produção, realizou no período de 28 a 29 de junho, “Curso de Extração de Látex para Seringueiros’’, das colônias agrícolas do Lago do Marajazinho, localizada no próprio município. O objetivo do curso foi capacitar os extrativistas da região, no intuito de iniciarem o processo produtivo de sangria da seringueira, oferecendo técnicas de manejo da extração do látex, para que possam usufruir do potencial da região de maneira sustentável. Ao todo 15 extrativistas foram beneficiados com a capacitação, dividida em metodologias teóricas e práticas que abordou os seguintes temas: análise da cadeia produtiva da borracha, fluxograma da cadeia produtiva, passa a passo para produção de borracha, política pública de subvenção Federal, Estadual e Municipal, política de garantia de preço, subvenção da borracha natural no Amazonas e programa de fomento a produção de borrachada Agência de Fomento do Estado do Amazonas (AFEAM). Atualmente o município de Urucará possui entorno de 15 mil seringueiras de cultivo, para serem exploradas no ponto de sangria. De acordo com dados da Gerencia de Apoio a Produção Não Madeireira (GPNM), em 2011 a produção de borracha natural no Amazonas chegou a 517.000 Kg, superando a marca de 185.960 kg de 2010, isso devido a grande demanda de cursos oferecidos pelo IDAM nos municípios amazonenses. “Esta é uma das inúmeras capacitações da extração do látex que ainda irão ser realizadas para os extrativistas do município, que acontecerão, até que seja completado o conhecimento de toda cadeia produtiva da seringueira”, colocou o gerente da Unidade Local do IDAM de Urucará, Manoel Pedro Braga. Sangria Para extrair o látex, são feitas incisões na casca ou retiram-se camadas bem finas (sangria). A sangria consiste na remoção de um pequeno volume de casca, em um corte inclinado que permite o escoamento da seiva, líquido denso e viscoso, colhido em pequenas canecas afixadas na extremidade inferior do corte, que endurece lentamente, em contato com o ar.