Agricultores avaliam U.D de Macaxeira em área de toco

A Unidade Local (Unloc)Tefé em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo –SEMMA promoveram no dia 20 de julho de 2012, um dia de campo para a avaliarem uma Unidade Demonstrativa (U.D) de Macaxeira Adubada e não adubada em área de toco, na comunidade São Francisco do Canindé, na estrada da EMADE, km 43. A propriedade pertence ao agricultor Milton Gaspar Dias. A U.D foi implantada em setembro de 2011 com a variedade Aipim Manteiga, em uma área de capoeira de aproximadamente 8 anos. A área da UD foi de 100 m x 50 m, esta área foi dividida em duas partes, sendo uma adubada, calcariada e selecionada as manivas e a outra, apenas com a seleção de maniva. Participaram do evento 23 pessoas entre, agricultores (as), jovens agricultores, técnicos e convidados. Segundo o gerente Sidney Souza de Araújo, responsável pelo evento, a metodologia adotada para avaliação foi à seleção de uma área de 10 x 10 m, ou seja, 100 m2. Na área adubada e calcariada colheu-se 160 kg de raízes, já na área não adubada e sem calcário, foram colhidos 110 kg. “Considerando a produtividade do município que é em media de 10 toneladas de raiz de macaxeira por hectare, pode-se concluir que, este resultado demonstrou que a produtividade de raízes adubada foi excelente em relação a não adubada, ou seja, foram colhidas 16 ton/ha de raízes da macaxeira adubada e 11 ton/há de raízes da área não adubada, considerada bom para a cultura”, explicou o gerente. De acordo com a Secretaria da SEMMA, Josianne Campos Pedrosa, trata-se de um trabalho do IDAM de Tefé com bons exemplos de sustentabilidade com tecnologia apropriada e com o uso inteligente da terra, ou seja, aproveitando as áreas já degradadas pela agricultura. O agricultor Antonio Carlos do assentamento Flora Agrícola, de 50 anos, relatou, que é preciso adotar essas novas técnicas de plantio, uma vez que elas mostram, na prática, a melhoria na produção de raízes de macaxeira.