Urucará: IDAM destaca importância da agricultura familiar

Agricultores familiares das comunidades rurais do Castanhal, com acesso pela estrada vicinal Governador Gilberto Mestrinho e comunidade do Buçuzal, localizada no Lago do Carará, margem esquerda do rio Amazonas, zona rural do município de Urucará, participaram de reunião ministrada pela equipe técnica da Unidade Local de Urucará, em viagens de assistência técnica e extensão realizadas nos dias 18 e 21 de julho de 2012. Os temas abordados foram sobre linhas normais e emergenciais de crédito rural do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF e crédito rural através das linhas disponibilizadas pela Agência de Fomento do Estado do Amazonas – AFEAM, assistência técnica e extensão rural, declaração de aptidão ao Pronaf – DAP, organização e gestão comunitária, associativismo e cooperativismo, recuperação do crédito e cadeias de produção da mandioca, guaraná e mecanização agrícola e demais tecnologias utilizadas na produção de alimentos. O engenheiro agrônomo do IDAM, Pedro Chaves da Silva, destacou a importância de cada família de agricultores possuir a Declaração de aptidão ao Pronaf (DAP) por se tratar de um valioso instrumento que credencia os agricultores para terem acesso ao Pronaf, tanto nas linhas normais, quanto no que se refere as linhas emergenciais. Segundo ele, as verbas dos créditos variam de R$ 2.500,00 a R$ 12.000,00 com juros menores e bônus de adimplência de até 40%. A expectativa é que o dinheiro seja usada na recuperação das áreas afetadas pela enchente e, sirva também para impulsionar a agricultura urucaraense através de projetos que desenvolvam as cadeias produtivas das culturas do guaraná, banana, mandioca, hortaliças e pecuária. Para o agricultor familiar, Felix Rodrigues Serrão, a DAP, além de abrir as portas do crédito rural, é um importante documento que reconhece as famílias que trabalham na produção de alimentos no Amazonas e em todo Brasil. Na reunião realizada na comunidade do Buçuzal, além da participação de agricultores, participaram o gerente interino da Unidade Local, Omesias Macêdo dos Santos, o engenheiro agrônomo do IDAM/Urucará, Pedro Chaves da Silva, o técnico em agropecuária da Secretaria de Produção Municipal, Rodrigo Batalha, da estagiária do IDAM/Urucará, Luiza Braga e do gerente da Unidade Local de São Sebastião do Uatumã, Pedro Castro da Silva. Palestra – A Unidade local do IDAM em Urucará, em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas – CETAM realizou no último dia 20, sexta-feira, palestra para estudantes do curso técnico em agropecuária no município. A palestra teve como tema: A Assistência Técnica como fator de desenvolvimento econômico do setor primário do município de Urucará, e foi ministrada pelo engenheiro agrônomo do IDAM, Pedro Chaves da Silva com a participação de 38 alunos do curso, professores, agricultores e técnicos da área florestal. Outros assuntos sobre o potencial da agricultura no município e no estado do Amazonas, crédito rural, agricultura familiar e o papel do profissional da área de agropecuária também foram abordados.