Agricultores de Santo Antônio do Içá são capacitados pelo IDAM

Para chegar a Vila Alterosa do Juí, localizada no município de Santo Antonio do Içá (a 880 km de Manaus), é necessário navegar cerca 174 km (distância da sede do município até a comunidade). Lá a cultura da mandioca vem ganhando incentivo do governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas – IDAM que prioriza os agricultores familiares com assistência técnica e ações que vão desde a capacitação até o auxílio na hora de escoar a produção.
Por conta disso, a comunidade tem investido nas plantações de mandioca, atividade que gera renda e postos de trabalho na região, com o objetivo de levar o produto para ser comercializado nas feiras e mercados do município. Visando contribuir com o desenvolvimento da comunidade pertencente ao Projeto de Assentamento Agroextrativista (PAE), o IDAM promoveu neste mês de julho, dois cursos voltados para esse tipo de produção. O primeiro foi sobre “Melhoria da Farinha de Mandioca”. O segundo permitiu que os agricultores familiares aprendessem, na prática aproveitar os derivados da mandioca, evitando assim os desperdícios.
“Nem mesmo a distância impede que a gente chegue até os nossos agricultores”, disse o gerente da Unidade Local do IDAM, Warlen Ariel Cornélio, reforçando o interesse do governo do Estado em atender da melhor forma possível os protagonistas do setor primário.
Os dois eventos chamaram a atenção da ministrante do curso, a técnica do Idam, Meire Jane Santiago, que fez questão de frisar a satisfação em levar os conhecimentos para quem vive tão distante da zona urbana e que muitas vezes são prejudicados com serviços públicos, por conta do difícil acesso.
“Sinto-me bastante realizada profissionalmente em poder contribuir com a inclusão social promovida pelo IDAM, através da profissionalização de agricultores de base familiar, principalmente, nessas localidades onde as políticas públicas parecem estar tão distantes”, acrescentou a extensionista. Vale destacar, que o governo do Estado tem feito ações de crédito por intermédio da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), na comunidade. Já são 18 agricultores familiares beneficiados com ofertas de financiamento, só neste ano. Os investimentos permitem ao agricultor investir na implantação de equipamentos para o crescimento da produção agrícola.
A Unidade Local do IDAM tem intensificado os serviços ATER referentes à cadeia produtiva da cultura da mandioca no município, organizando visitas a agricultores, feiras com produtos cultivados pelos próprios produtores e a elaboração e acompanhamento de linhas de crédito visando à expansão do setor primário.