Famílias de área de assentamento recebem incentivos agrícolas

Incentivos ao setor primário estão sendo fortalecidos pelo Governo do Estado do Amazonas a agricultores familiares em área de Projeto de Assentamento (PA), no município de Beruri (a 173 km de Manaus).
O agricultor, José Flávio, que antes possuía uma ‘tímida’ criação de galinha caipira no fundo de seu quintal, hoje é um dos beneficiados com o fortalecimento da agricultura na região do PA, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável doAmazonas (IDAM).
“Antes eu tinha apenas uma criação de frango no fundo do meu quintal, que foi adquirida com muita dificuldade, mas agora com o incentivo do governo do Estado tenho uma Unidade Demonstrativa (U.D) de Frango Caipira na minha casa”, relatou o agricultor.
De acordo com a equipe daUnidade Local do IDAM/Beruri, foi construído na propriedade do agricultor demonstrador um galpão com comedouro e bebedouro, elementos fundamentais para o desempenho da atividade do manejo das aves (avicultura), visando o aumento na produtividade de frango para atender o mercado local e, de municípios adjacentes. Para o agricultor José Flávio, a implantação da Unidade Demonstrativa em sua propriedade é muito bem-vinda, uma vez que o mesmo agradece os investimentos do Estado, na iniciativa de ajudar o homem do campo a produzir e gerar renda, para manter sua produtividade e os anseios familiares.
O extensionista do IDAM responsável pela instalação da U.D foi Mayco Oliveira , que destaca a capacidade da instalação, para produzir entorno de 200 galinhas caipiras em 60 dias.
Segundo o gerente da Unidade Local do IDAM, Jaime Gatenha , as Unidades Demonstrativas implantadas nas propriedades de agricultores demonstradores, que, já exploram a atividade em questão, é bastante benéfica na condução do processo, pois a perspectiva de sucesso é altamente positiva, contribuindo para demonstrar a outros agricultores interessados na atividade, o investimento mínimo que gera resultados satisfatórios.
Unidade Demonstrativa – é um método planejado, envolvendo a demonstração de uma técnica ou um conjunto de técnicas já comprovadas para a região, que são empregadas e/ou utilizadas por um produtor – demonstrador, sob orientação e controle técnico, com a finalidade de criar um exemplo vivo na comunidade, para posterior adoção pelos demais produtores.