Meliponicultores participam de DM em Barcelos

A Unidade Local do IDAM / Barcelos localizada (a 399 Km de Manaus), em parceria com a Secretaria Municipal de Produção realizou no dia 01 de setembro, Demonstração de Método (DM) sobre confecções de caixas racionais para abelhas sem ferrão. Os responsáveis em instalar a medotodologia de extensão/DM foi a gerente da Unidade Local, Gilciane Plácido Braule, o extensionista, Aristeu Bonifácio dos Santos e o técnico em agropecuária, Marcos Roberto Raposo Pinheiro da Secretaria Municipal de Produção (SEMPA). Participaram da DM meliponicultores da região, que foram orientados sobre como confeccionar caixa racional para criação de abelhas e, a executar a montagem de peças que compõem a caixa como fundo, ninho, sobreninho, melgueira, tampa e batente da tampa. “O objetivo da DM é orientar produtores a continuarem com a prática de manejo das abelhas desenvolvendo as orientações repassadas pelos extensionistas do IDAM local para que os paticipantes possam confeccionar caixas racionais utilizando pedaços de tábuas e ripões cedido pelas serrarias e movelarias ou retirando da própria propriedade,utilizando mão-de-obra familiar”, frisou a gerente Gilciane Plácido. No município já existemoito meliponários, e com a fabricação dessas caixas racionais, a expectativa é de multiplicar as colônias com um bom manejo para produção de mel, gerando fonte de renda a agricultores e criadores familiares do município.