Gov. do Estado beneficia associação de mulheres e produtores rurais de Urucará

Moradores da comunidade Boa Esperança, localizada no município de Urucará (a 281 quilômetros de Manaus), foram beneficiados pelo Governo do Amazonas, com a doação de um caminhão com capacidade de 5,2 toneladas para ajudar no escoamento das produções agrícolas e de artesanatos em cerâmica. O veículo foi entregue pela presidente do Fundo de Promoção Social (FPS) e primeira-dama, Nejmi Jomaa Aziz, e beneficia cerca de 120 famílias e mais de 500 pessoas.
O benefício faz parte do convênio entre o Governo do Amazonas, via FPS e a Associação de Mulheres Produtoras de Artesanato em Cerâmica (Ampac), no valor de R$ 119,2 mil. Com o projeto aprovado pelo Conselho Deliberativo do FPS, a Ampac vai poder melhorar a comercialização de artesanatos em cerâmicas no município e na capital, que conta com a mão de obra de 12 famílias.
Durante a entrega na sede da Ampac, a primeira-dama ressaltou que o FPS busca conceder oportunidades para as famílias do interior do Estado. “O foco do Fundo de Promoção Social é investir bastante no interior do Amazonas com projetos que beneficiem famílias e comunidades que possuem muitas dificuldades em gerar ou ampliar a renda. As pessoas não querem pedir favor, mas, sim, oportunidades como essas que entregamos o caminhão que, com certeza, vai mudar a vidas dessas famílias e ajudar no trabalho destas pessoas”. Conquista – Há mais de seis anos trabalhando na produção de artesanatos em cerâmica, Lourdes Tavares, 42, disse que o veículo representa uma conquista para a comunidade. “Desde que fizemos o projeto, tivemos a intenção de ajudar a todos os comunitários que tiram sua renda do trabalho do artesanato e da agricultura”, conta ela, que já teve a oportunidade de representar o Estado em feiras nacionais e internacionais, inclusive na Itália, com os produtos da Ampac. Agricultura – As melhorias também devem chegar para as 108 famílias pertencentes à Associação de Produtores Rurais da Comunidade Boa Esperança, que tiram o sustento do cultivo de hortaliças (alface; cebolinha; pepino; couve-flor; cheiro-verde; feijão de corda) e da fruticultura (poupas de goiaba, taperebá, cupuaçu, acerola e guaraná).
Para o agricultor Manoel Monteiro, 47, o transporte vai oferecer mais qualidade para as produções que são escoadas para a Feira do Produtor de Urucará. “Vai ajudar nosso trabalho na agricultura com a mandioca, guaraná e outros produtos. Já faz um tempo que estávamos precisando desse caminhão para levarmos o que produzimos com mais agilidade”.
O FPS apoia mais projetos – Desde que foi criado em 2011 pelo governador Omar Aziz, o FPS já investiu R$ 4,7 milhões e beneficiou mais de 5 mil pessoas com projetos que vão desde a aquisição de equipamentos para auxiliar nas atividades sociais até a construção e ampliação dos espaços de atuação das organizações que são conveniadas com o Governo do Amazonas. Ao todo foram mais de 10 municípios beneficiados, entre eles Iranduba, Manacapuru, São Gabriel da Cachoeira, Rio Preto da Eva, Parintins, Itacoatiara, Tefé, Autazes, Urucará, Manicoré e Manaus.
Em recente visita ao município de Autazes (a 108 quilômetros de Manaus), a presidente de honra do FPS e primeira-dama, Nejmi Aziz, fez a entrega de caminhão, um trator e implementos agrícolas para as associações de agricultores das comunidades Vila Real e Rosa de Saron. Os benefícios vão ajudar 186 famílias que vivem da produção de farinha de mandioca, polpa de cupuaçu e goiaba, açaí, castanha do Brasil, abacaxi, banana, macaxeira, além da criação de gado e avicultura.
Em agosto, a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do município de Tefé, a 575 quilômetros de Manaus, recebeu um ônibus com capacidade para 46 lugares para beneficiar mais de 200 alunos junto às atividades educacionais da Apae no município.