Autazes: Agricultores familiares participam de excursão

Aproximadamente 100 agricultores familiares do município de Autazes (a 113 km de Manaus) participaram no final de setembro de uma excursão sobre pecuária, na propriedade Boa Sorte, do pecuarista Valdir Marques Fontineli. A excursão foi realizada por meio do IDAM local em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Federação da Agricultura do Amazonas (FAEA/SENAR) e Prefeitura Municipal. Segundo o gerente da Unidade Local, Mauricio Borges, o principal objetivo da excursão foi mostrar aos agricultores da região que a pecuária pode ser utilizada sem agredir o meio ambiente e, com alta rentabilidade. Os excursionistas tiveram a oportunidade de observar trabalhos de recuperação de pastagem no sistema integrado de lavoura, pecuária e floresta. Os técnicos do IDAM local, abordaram a importância do pastejo rotacionado em piquetes e subdivididos com cerca eletrificada tornando-se mais fácil e barato por em prática o sistema de criação nas fazendas. Os participantes também receberam informações sobre a importância da floresta enriquecida, manejo correto que contribui para melhorar a qualidade do rebanho, alimentação de boa qualidade e, sanidade do rebanho.