Dia de Campo incentiva atividade de piscicultura em Presidente Figueiredo

Na última sexta-feira, 5, a Unidade Local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas – IDAM/Presidente Figueiredo, realizou um Dia de Campo sobre Piscicultura em Viveiro Escavado. O evento foi desenvolvido na propriedade do piscicultor Alexandre Bernardo, situada na BR 174, km 142, e que hoje é considerada referência no município. O Dia de Campo envolveu 120 participantes entre técnicos (participantes do curso de pré-serviço), agricultores familiares e comissão organizadora (Unloc do IDAM, Prefeitura Municipal, IPAAM e SEPA). Seis estações foram criadas com o objetivo de auxiliar os agricultores que planejam investir em piscicultura. Todas foram presididas por engenheiros de pesca do próprio IDAM. A partir dos esclarecimentos sobre a História da Piscicultura do Amazonas; Licenciamento Ambiental; Reprodução e Alevinagem; Construções Aquícolas; Engorda e Despesca, além de Comercialização, a coordenação do IDAM ficou satisfeita com os resultados e espera que, a partir do ano que vem, haja um aumento significativo de piscicultores, no município. De acordo com a engenheira de pesca do IDAM, Raimunda Farias, outro ponto que mereceu destaque, no Dia de Campo, foi referente a troca de experiência entre ospiscicultores que já investem na atividade
No final do evento, o pescado produzido na propriedade do piscicultor foi degustado pelos participantes que puderam comprovar a qualidade do produto. Vale ressaltar que, o setor pesqueiro é um dos maiores geradores de ocupação econômica e renda no estado do Amazonas. A atividade, inclusive, é desenvolvida em todos os municípios do Estado.
Dia de Campo – É um método planejado que visa mostrar uma série de atividades em uma mesma propriedade, realizado em um dia, com a finalidade de despertar interesse e motivar o público beneficiário a adotar determinada tecnologia que está sendo apresentada, além de divulgar os serviços prestados pela Ater e promover a integração dos diversos atores envolvidos, a níveis municipal, regional e até mesmo estadual.