Alunos da rede pública em São Gabriel da Cachoeira são beneficiados com PREME

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM) em São Gabriel da Cachoeira (a 852 km de Manaus) após a assinatura de um contrato de 8 mil reais, com a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), foi possível proporcionar a entrega de 3.500 kg de produtos da agricultura familiar em 06 escolas da rede estadual de ensino, situadas no município. Dentre os produtos entregues estão, a melancia, o coentro, cebolinha, banana, batata, farinha, laranja, limão e macaxeira. O que beneficiou aproximadamente 865 alunos assistidos pelas escolas. Segundo o gerente da Unidade Local do IDAM, Tadeu Veloso Pacheco, o primeiro passo para a implementação do Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme) foi dado e, contou com a ajuda de toda a equipe técnica do IDAM na região. “Sem dúvida esse programa tem gerado empregos para as famílias do município além, de proporcionar melhor qualidade na alimentação diária dos alunos e, fazendo com que os mesmos adquiram hábitos saudáveis”, ressaltou. PREME – programa que visa à substituição de produtos importados por produtos regionais, gerando o desenvolvimento sustentável e, incentivando a aquisição de gêneros alimentícios diversificados que são produzidos em âmbito local pelos próprios agricultores familiares da região. O gerente, ainda informou que 07 agricultores familiares do município, participaram do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O contrato foi de 12 mil reais. O PNAE foi implantado em 1955 e atende por meio de recursos financeiros a alimentação escolar dos alunos da educação básica, desde a educação infantil até a educação de jovens e adultos, matriculados em instituições públicas, onde o objetivo e atender a necessidade nutricional dos alunos durante a sua permanência nas salas de aula.