Indígenas de Santa Isabel do Rio Negro são capacitados pelo IDAM

Cerca de 25 indígenas das etnias Baré, Tucano, Nadeb, Baniwa, Arapaço e Piratapuia do município de Santa Isabel do Rio Negro ( a 630 km de Manaus), foram capacitados em boas práticas de extração de látex pela Unidade Local do IDAM (Unloc). O curso aconteceu no período de 20 a 23 deste mês.
Durante o curso indígenas aprenderam técnicas como, mapeamento das seringueiras, aberturas de estradas, seleção das árvores, preparação das árvores, corte/sangria, colheita do látex, coagulação do látex, prensagem, secagem, armazenamento e qualidade da borracha.
A capacitação foi ministrada pelo engenheiro florestal do IDAM, Luiz Rocha, que trocou experiências com os participantes, uma vez que, os indígenas das comunidades já trabalham com a atividade de extração do látex. Por isso o foco principal do curso foi enfatizar as técnicas adequadas na extração de maneira sustentável, visando o aumento da produção de látex e a conservação das seringueiras para as futuras gerações. Para o gerente da Unloc de Santa Izabel, Antonio Carlos da Motta Filho, é bastante gratificante ver que conseguimos resgatar uma atividade que no passado já foi a principal fonte de renda para os povos ribeirinhos e que nesse novo momento vem complementar as atividades geradoras de renda para os agricultores familiares indígenas no município de Santa Isabel do Rio Negro.
Vale destacar que o incentivo do Governo do Estado na Revitalização da produção de borracha tem motivado muitos agricultores familiares a trabalhar com a atividade de extração do látex.